Mundo Lusíada
Mundo LusíadaA historiadora Sonia Maria de Freitas lançou, no último mês, a obra “Presença Portuguesa em São Paulo”, uma pesquisa inédita sobre os portugueses no Brasil e sua contribuição para a formação da sociedade brasileira. A importância na obra da autora é a retratação da cooperação dos portugueses na formação do Brasil, e a divisão de fases mostrando o português imigrante, na mesma condição de vinda de outros povos. Ainda, preocupa-se com a contemporaneidade, e traz personalidades, entidades, imagens da atual comunidade portuguesa em São Paulo.
Em seu livro, Sonia reúne um grande material de pesquisa, com informações sobre as primeiras colônias de fazendeiros, bem como nomes de portugueses integrantes das maiores colônias. Nas suas páginas estão contidas as histórias destes líderes portugueses que mudou a vida de muitos trabalhadores. O álbum fotográfico reunido pela autora é completo. Desde as imagens dos portugueses colonos até a imigração, numa fase em que grande foi o número de imigrantes saindo de Lisboa para o Porto de Santos.
As fotos se estendem ainda para a fase contemporânea. Além de personalidades, a autora traça uma apresentação da vida associativa trazendo uma curta história sobre as principais entidades e instituições em São Paulo. Dentre as associações, podemos encontrar nas páginas de “Presença Portuguesa” a Beneficência Portuguesa de São Paulo, Centro Trasmontano de São Paulo, Arouca São Paulo Clube, Clube Português, Associação Portuguesa de Desportos, Casa de Portugal de São Paulo, Casa Ilha da Madeira de São Paulo, Casa dos Açores e Clube de Portugal do ABC.
Grandes histórias vividas por luso-brasileiros também merecem ser contadas. Sonia reuniu algumas personalidades da comunidade luso-paulista para retratar a vida destes em seu livro. Entre eles estão Antonio de Almeida e Silva, Antonio dos Ramos, Armênio Mendes, Augusto Rua Pinto Guedes, Fernando Leça, Manuel Correia Botelho, José Duarte de Almeida, Manuel Marques, Paulo Machado, Valentim dos Santos Diniz.
O lançamento da obra aconteceu no Memorial do Imigrante, bairro da Mooca em São Paulo, no último 08 de outubro. A cerimônia contou ainda com a abertura da exposição “Os Novos Descobridores”, trazendo objetos que contam a própria história ao longo dos séculos. O evento também trouxe uma apresentação do Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo, e a exibição de cavaleiros e cavalos da Coudelaria do Castanheiro. A exposição “Os Novos Descobridores”, uma mostra sobre a vinda e permanência dos portugueses no Brasil, pode ser vista no Memorial do Imigrante de 9 de outubro a 25 de janeiro de 2007. “Presença Portuguesa em São Paulo”Autora: Sônia Maria de FreitasImprensa Oficial | 2006Págs. 293Informações no Memorial do Imigrante: (11) 6291-1673