O nome Brasil e sua origem

Por Adriano Augusto da Costa Filho

Todos os países das Américas tem seus nomes fixados por acontecimentos próprios ou acontecidos, como exemplos em alguns, como “Argentina” que vem da grande quantidade de “prata” de seu solo e derivou do metal “Argentum” que vem a ser Prata em Latim.

“Bolívia” que vem do General Estadista Simon Bolivar, “Colômbia” do navegador Cristovam Colombo, descobridor da América e que nasceu em Portugal no Algarve em 1451 e faleceu em 1506 e bem como outros nomes de países originários dos seus costumes.

O Uruguai era uma Província do Brasil Português e como o Rio Grande do Sul era metade de Portugal e a outra metade da Espanha e havia muita guerra particular entre os dois países, resolveram entregar a metade do Rio Grande do Sul para ao Brasil e a Província Cisplatina para a Espanha e aconteceu que, na Cisplatina houve independência da Espanha e batizaram com o nome do Rio Uruguai.

Ao passo que na descoberta portuguesa do Brasil, tudo vem de uma época completamente diferente, visto que, os navegadores portugueses, com a posse em 1500 definitivamente das terras do Brasil, aqui ficou a denominação porque Pero Vaz de Caminha deu ao nome de “Ilha de Vera Cruz” – Vera porque era verdadeira e assim “Ilha de Vera Cruz” e muitos com o nome de “Terra dos Papagaios” e a seguir maior “Terra de Santa Cruz”.

O nome “Brasil”: no Norte da Europa nos idos do começo do milênio, havia as terras da Irlanda e navegadores desse país secular corriam também em vários mares dos Oceanos e percorriam a costa da África e descobriram uma Ilha que tinha o nome de Brasil e era possuidora de grandes quantidades de água natural, com o que os navegadores paravam nessa ilha para encher os seus tubos de água e dali partiam para os oceanos e mormente para as futuras terras do Brasil e quando um navio deles partia dessa ilha era dito “está indo pelas terras do Brasil”.

Finalmente após o ano de 1516, apareceu definitivamente o nome “Brasil” em alusão a árvore Pau Brasil, porque era extraída uma tinta para colorir as roupas e com o nome Brasil e o nome ficou definitivamente consagrado “B R A S I L”!

Assim sendo o Portugal Eterno, consagrou o nome do BRASIL, às terras descobertas pelo português Sancho Branão em 1300 e definitivamente no século 16 de nossa era, ou seja, em 1516.

 

 

Por Adriano Augusto da Costa Filho
Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »