Da Redação
Com Lusa
Meia centena de produtores vai mostrar, no próximo fim de semana, o melhor do mundo rural de Ponte de Lima na primeira edição da Feira 100% Agrolimiano lançada autarquia local, para promover os recursos endógenos do concelho.
“Cada vez mais é importante valorizar o mundo rural e os recursos endógenos e a Câmara Municipal tem que ser o elo de ligação entre os produtores locais e os distribuidores”, afirmou hoje à Lusa o vereador do Turismo e Desenvolvimento Local, Paulo Sousa.
O responsável adiantou que outro dos objetivos é “dar a conhecer os projetos agrícolas inovadores que existem no concelho, ligados ao mundo rural”.
Como exemplos apontou, no setor dos fumeiros o presunto de peru que já está a ser exportado para o mercado árabe, as explorações de produção de caracóis, germinados, entre outros.
“Pretendemos dar a conhecer a dinâmica empreendedora que o concelho registra nesta área”, sustentou Paulo Sousa.
Cogumelos, vinho, enchidos, carne, leite cidra, frutos vermelhos são apenas alguns dos produtos locais que vão estar expostos na I Feira 100% Agrolimiano que incluirá exposições de animais, com destaque para a presença de coudelarias das raças Lusitano e Garrano.
O programa do certame, que vai reunir profissionais, distribuidores, empresários e consumidores, prevê ainda palestras e ‘workshops’, atividades equestres, ‘showcookings’, degustações e conferências.
Além deste certame, durante todo o ano, a Câmara de Ponte de Lima promove outras feiras para promover a lampreia do rio Lima, o vinho verde, o cavalo, a carne minhota, o porco e a gastronomia tradicional do concelho, como o arroz de sarrabulho, os petiscos e a doçaria típica.