Da Redação
Com Lusa
O vinho “Maria João” conquistou a distinção de “Melhor Vinho a Concurso” da Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão) no concurso “Os Melhores Vinhos Dão Engarrafados”.
“Este ano foram atribuídas 20 medalhas de prata, 14 medalhas de ouro, três medalhas de platina e a distinção de ‘Melhor Vinho a Concurso’ foi para o Vinho Maria João, branco, 2013, do produtor Quinta do Solar do Arcediago”, revela o comunicado.
As platinas foram atribuídas ao Maria João, ao Allgo, vinho tinto de lote de 2015, da CM Wines Sociedade Vinícola, Lda, e ainda ao Casa da Passarela – Villa Oliveira Touriga Nacional, da O Abrigo da Passarela.
“Esta iniciativa é uma oportunidade da CVR Dão premiar os produtores e atribuir mérito ao trabalho desenvolvido nas áreas da viticultura e da enologia e é também uma forma de estimular a produção de vinhos de qualidade e valorizar o nível técnico e comercial dos vinhos da Região”, lê-se no documento.
Neste concurso, foram avaliadas 142 amostras de vinhos de Denominação de Origem Protegida (DOP) Dão, provenientes de 43 produtores inscritos, e as amostras foram agrupadas nas categorias: vinhos brancos; vinhos tintos; vinhos rosados; vinhos de castas (monovarietais) e espumantes naturais (brancos, tintos e rosados).
A gala de entrega dos prêmios realizou-se no dia 13, mas o concurso aconteceu no dia 02, diz o documento, com um júri “constituído por especialistas nacionais e uma forte componente ibérica e eclética liderada por Beatriz Machado, diretora de Vinhos da The Fladgate Partnership”.
“Aos representantes das câmaras de provadores das diversas CVR’s do país, associaram-se enólogos, jornalistas, ‘sommeliers’ e outras entidades ligadas ao vinho, totalizando 35 jurados”, especifica.