Mundo Lusíada
O novo passaporte eletrônico começa a circular no Brasil a partir de 28 de agosto. A informação é do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Antonio Braga, durante sua visita a São Paulo.
Inacio Rosa/Lusa
Replica do novo Passaporte Eletrônico Português que foi apresentado na Casa da Moeda, em Lisboa.
O investimento, segundo Braga, garante não só alto nível de segurança, mas o melhor do mundo. De acordo com o secretário, tudo o que a tecnologia permite em termos de segurança, Portugal está utilizando nos novos recursos do bilhete eletrônico. A máquina que permite a impressão do documento consegue “varrer” dados biométricos, e as leituras digitais não possibilitam duplicidade, fazendo parte de um processo com um nível de segurança como nenhum outro no mundo.
Até o próximo 30 de setembro, todos os Consulados devem estar completos e disponibilizados para a nova tecnologia. Já existem máquinas com o novo sistema em São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com Braga, Santos, Recife e Porto Alegre também já receberam o material vindo de Portugal.
“As pessoas querem um serviço mais qualificado” disse o secretário. Para adquirir o novo passaporte, o usuário deve pagar uma taxa de renovação. Segundo Braga, a emissão e retirada deverá demorar, no novo processo, cerca de 7 dias.