Da Redação com Lusa
O plenário mundial do Conselho das Comunidades Portuguesa (CCP), em que os conselheiros tomam posse e elegem o conselho permanente deste órgão consultivo do Governo, realiza-se em 08, 09 e 10 de outubro, segundo o executivo.
Os conselheiros já estão em funções e deverão agora tomar posse nessa reunião, além de escolherem o presidente do conselho permanente do CCP, disse hoje à Lusa o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.
O encontro vai realizar-se em Lisboa e juntar os conselheiros eleitos, saídos das eleições de 26 de novembro.
Os portugueses residentes no estrangeiro que votaram na eleição do CCP escolheram 76 conselheiros, dos 90 que a nova lei prevê, aumentando a percentagem dos eleitos em relação ao sufrágio anterior, segundo dados oficiais.
De acordo com os resultados destas eleições, foram eleitos 76 conselheiros, dos 90 lugares previstos na legislação, o que representa 84,4% dos lugares ocupados.
Para esta eleição foram convidados a votar 1,5 milhões de portugueses residentes no estrangeiro.
Os membros do CCP foram eleitos através de 52 círculos eleitorais referentes a países nos quatro continentes onde residem portugueses e lusodescendentes, existindo alguns Estados, como o Brasil, Estados Unidos ou França, com vários círculos.
Ficaram 14 círculos eleitorais sem representante, por não terem apresentado candidatura, segundo dados oficiais.
Na eleição anterior (2015), existiam 50 círculos eleitorais para a eleição de 80 conselheiros, dos quais foram eleitos 65, ou seja, 81,2 dos lugares preenchidos.
Com a nomeação de José Cesário na SECP, a vaga de deputado pelo círculo de Fora da Europa foi ocupado pelo deputado suplente Flávio Martins, que era o presidente do Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas.