Por Vanessa Sene
Mundo Lusíada
Na noite de 08 de junho, um coquetel marcou a inauguração da nova UTI no Hospital Beneficência Portuguesa de São Caetano do Sul, na presença da sua diretoria e de cerca de cem convidados. “A nova UTI deve ampliar em 20 a 30% o número de procedimentos de alta complexidade em pacientes adultos, sobretudo em cirurgias” informa Flávius Rubira, diretor administrativo do hospital.
Após uma breve oração e benção do Padre Gino, o prefeito de São Caetano usou da palavra para elogiar a gestão da Beneficência. Representando a diretoria, Antonio Rubira agradeceu o apoio de todos, e citou essa como a única instituição no Brasil que sobreviveu a uma dívida de 54 milhões em que a Beneficência já chegou. “É uma vitória para nós todos, e todos que sabem como pegamos esse hospital. Hoje o hospital é referência no ABC” declarou.
O prefeito ainda citou serviços de especialização que antes não tinha em São Caetano e no ABC Paulista e que foi implantado na Beneficência Portuguesa. “Eu como médico vi a evolução do Hospital Beneficência Portuguesa desde que foi assumido pelo Antonio Rubira, vemos a cada ano uma condição melhor que o ano anterior, isso quem ganha é a população de São Caetano do Sul. Hoje com essa beleza de inauguração da UTI, que eu até vi na reforma e vendo agora um equipamento de última geração, só temos que parabenizá-los pelo dinamismo, e agradecer por tudo que tem feito de melhorias das instalações físicas e de pessoal para que a cidade ganhe mais qualidade”.
Com a inauguração, o hospital soma 34 leitos de UTI, novos são 13 leitos, sendo 06 apartamentos e uma com ante-câmara de pressão negativa, com todos os equipamentos novos, sistema de monitorização moderno, sistema de filmagem de paciente 24 horas, sistema de controle de monitoramento dentro da sala no comando do médico. “Alguns como o sistema de filmagem do paciente nós trouxemos de hospitais de referência na Espanha, é algo novo, hoje é o que existe de mais moderno em UTI”.
Ao Mundo Lusíada, Rubira declarou ainda que a Beneficência Portuguesa de SCS passa a ser referência em UTI com esse investimento, além de ser referência em neurocirurgia, no setor de imagem através dos serviços de tomografia e ressonância magnética, sendo o primeiro hospital da América do Sul a ter equipamentos da GE de última geração depois de R$ 8 mi em investimentos, além dos setores de ortopedia e pediatria de excelência.
Além disso, a Beneficência caminha para ser referência na cirurgia cardíaca, realizando atualmente duas cirurgias de coração por semana, e já estamos finalizando o processo para ser protocolado junto ao Ministério da Saúde para realização transplante de coração, dentro de dois anos, o primeiro na região do ABC Paulista. “Essa UTI que nós inauguramos e esse leito em especial com sistema de pressão negativa prescreve todas as necessidades que o Ministério da Saúde exige para isso”.
Atualmente com mais de 300 médicos atendendo no hospital, o próximo passo é a reforma do Pronto Socorro, e da recepção do hospital. “Estamos com projeto em andamento para fazer uma nova ala no hospital, com início até o final do ano”.
Concretizando mais uma etapa importante, Rubira diz que já tem novas ideias. “As coisas não aconteceram automaticamente, nós sentamos, estudamos as possibilidades pelo pouco dinheiro que nos restava e saímos executando. Hoje fizemos uma excelente recepção para esses amigos e agora vamos seguir em frente”.
Conheça as novas instalações do hospital, os novos leitos, a nova UTI: O Hospital Beneficência Portuguesa de São Caetano do Sul está localizado à Rua Nossa Senhora de Fátima, 497 – São Caetano do Sul. www.hbpscs.com.br