Por Igor Lopes
Do Rio para Mundo Lusíada
Mal foi reeleito e o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, Paulo Elísio de Souza, apresentou algumas idéias para dinamizar a instituição. Uma delas passa pela promoção dos produtos imobiliários portugueses. O seu novo mandato vai até 2014.
A eleição teve lugar no dia 10 de janeiro na sede da Câmara Portuguesa, no Centro do Rio. Paulo Elísio concorreu em chapa única e pode contar novamente com a confiança dos sócios da casa.
Entre as metas para este novo mandato estão profissionalizar e expandir a atuação da Câmara, incentivar parcerias entre as empresas brasileiras e portuguesas e identificar oportunidades de negócios e investimentos. “Estamos trabalhando para a realização de dois encontros entre empresários de ambos os países, já neste primeiro semestre de 2012”, adiantou Paulo Elísio.
Ao Mundo Lusíada, o presidente reeleito afirmou que a sua missão e responsabilidade estão redobradas. “Queremos colocar a Câmara do Rio, que é a mais antiga do mundo, entre as melhores. A nossa diretoria conta agora com membros novos, como Abílio Martins (Portugal Telecom), Frederico Cunha (Grupo Espírito Santo) e Paulo Simões (Abolição Participações S.A.), além de manter nomes de confiança na vice-presidência e na diretoria financeira”, atesta o responsável.
Paulo Elísio garante ter muitos projetos. Um deles é conseguir trazer para o Rio uma representação da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP). Essa entidade pública, de natureza empresarial, está vocacionada para o desenvolvimento de negócios competitivos que contribua para a globalização da economia portuguesa. São Paulo conta com um escritório da AICEP. “Não queremos que a AICEP saia de São Paulo, mas que tenha uma sede no Rio”, confirma.
Outra atividade que pode movimentar a Câmara nos próximos meses é a realização de um salão imobiliário português no Rio. “Os brasileiros estão comprando imóveis em Miami. Por que não comprar no Algarve, no Douro ou no Alentejo? Está tão barato quanto nos Estados Unidos e há financiamento”, sugere Paulo Elísio, que recorda que é importante para a Câmara angariar cada vez mais sócios.
A posse da nova diretoria está prevista para 5 de março. A confirmação da data depende da agenda do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares de Portugal, Miguel Relvas, que vem ao Rio para fazer uma palestra sobre oportunidades de investimento em terras lusas.
A Câmara Portuguesa de Comércio e indústria do Rio de Janeiro é a mais antiga Câmara Portuguesa de Comércio do mundo. No final de 2011, autoridades brasileiras e portuguesas participaram das comemorações do centenário da instituição, marcadas por um jantar no Museu Histórico Nacional e pelo lançamento no Brasil e em Portugal do livro “A Outra Margem do Atlântico – A Câmara Portuguesa de Comércio e indústria do Rio de Janeiro e as relações comerciais luso-brasileiras – 1911-2011”.
Diretoria conta com nomes influentes
O Mundo Lusíada teve acesso a alguns dos nomes dos membros da nova diretoria da Câmara Portuguesa de Indústria e Comércio do Rio. Os membros são: Presidente: Paulo Elísio de Souza (Escritório Jurídico Elísio de Souza), Vice-Presidente: José Câmara Graça (Bastos, Tigre Coelho da Rocha e Lopes Advogados), Financeiro: Alberto Távora (X-Mart Consultoria e Marketing Ltda).
Os diretores são: Abílio Martins (Portugal Telecom), Agostinho Branquinho (Ongoing Brasil), Antônio de Abreu (EDP Energias do Brasil S.A.), Brígida Melo e Cruz (Pinheiro Neto Advogados), Felipe Mendes (Jornal Portugal em Foco), Frederico da Cunha (Grupo Espírito Santo), José Silva (Atrium Investimentos S.A.), José Nicolau (Matos& De Luca Consultoria Empresarial Ltda), Paulo Simões (Abolição Participações S.A.) e Pedro Reimão (Pestana rio Atlântica Hotel). O conselho fiscal é presidido por Manuel Pinho (Domingues e Pinho Contadores).