Da Redação
O Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro informou que assumiu funções a nova Cônsul-Geral, Gabriela Soares de Albergaria, vinda da Embaixada de Portugal em Bogotá, onde exerceu o cargo de Embaixadora.
Gabriela Soares de Albergaria é a primeira mulher a desempenhar as funções de Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro.
Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, e Pós-Graduada em Estudos Europeus pela mesma Universidade, Gabriela ingressou na carreira diplomática em 1990, tendo representado Portugal em postos diversos como New Bedford (EUA), Belgrado (na então República Federal da Jugoslávia), Brasília, Pretória (África do Sul), Harare (Zimbabué) e Bogotá (Colômbia).
Nos serviços internos, foi Diretora de Serviços de Recursos Humanos, Diretora de Serviços da Ásia e Oceania e ainda membro da Direção do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua IP.
Neste 25 de abril, a nova Consul Geral visitou já o Real Gabinete Português de Leitura (parceiro fundador da Associação Luís de Camões) . A visita foi conduzida pelo Presidente do RGPL e Presidente da ALC, Dr. Francisco Gomes da Costa, acompanhado pelo Diretor Institucional da ALC, Conselheiro de Embaixada, Dr. Francisco Duarte Azevedo.
Também a Embaixada em Brasília desejou lhe boas vindas. “A Embaixada de Portugal no Brasil fórmula os votos do maior sucesso à nova Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Gabriela Soares de Albergaria”.
A Embaixada de Portugal no Brasil fórmula os votos do maior sucesso à nova Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Gabriela Soares de Albergaria.
🇵🇹 🇧🇷#Brasil#RiodeJaneiro#GabrielaSoaresAlbergaria pic.twitter.com/lEp15y08sQ— Embaixada de Portugal em Brasília (@EmbaixadaEm) April 26, 2022
Em janeiro, o então cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, Luís Gaspar da Silva, cessou funções na cidade maravilhosa, poucos dias antes de completar um ano no cargo. Segundo apuramos, este diplomata, que foi designado Embaixador de Portugal na Namíbia, tomou esta iniciativa fruto de uma “decisão pessoal”, que, segundo fontes, foi após momentos de insegurança que viveu quando a sua residência oficial, o Palácio São Clemente, localizado em Botafogo, na Zona Sul do Rio, foi invadida em outubro do ano passado.