Da Redação
A Casa dos Açores do Rio Grande do Sul divulgou que vai retomar suas Noites no Solar, em sua sede, um “happy hour cultural” com a primeira edição a acontecer na próxima quinta feira, 13 de junho, a partir das 20h.
Além dos tradicionais petiscos com inspiração açoriana, participam do evento ao longo deste ano atrações musicais de renome no cenário musical da região Sul do Brasil. Na reestreia, Paulo Dorfman é o convidado especial, apresentando seu repertório de MPB, jazz e bossa nova.
O maestro, arranjador e professor de música está entre os compositores de música instrumental com maior número de interpretações, também constam obras suas em concertos da Ospa, da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e da Unisinos, da Orquestra de Sopros do Cerrado (MS) e da Oppa (extinta big band Orquestra Popular de Porto Alegre), da qual foi mentor, maestro e arranjador.
E ainda várias interpretações em espetáculos de artistas renomados da cena sul riograndense, como Renato Borghetti, Ana Lonardi, Victor Hugo e Alegre Corrêa (guitarrista de Passo Fundo com carreira na Europa e ganhador do Grammy de Música Instrumental ao lado de Joe Zawinul).
Para esta edição, Paulo Dorfman convida Jaqueline Barreto, licenciada em música pelo IPA e mestre em música na área de interpretação em canto pela Universidade de Évora, Portugal. Atualmente é regente e preparadora vocal do Coro Feminino do Hospital Moinhos de Vento, Coro da Universidade do Adulto Maior e do Coro Universitário IPA. É coordenadora e docente a graduação da licenciatura em música do IPA.
A Noite no Solar é viabilizada através do projeto cultural habilitado pelo Fundo Municipal de Cultura, com recursos oriundos do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio do edital nº 10/2017 da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Gravataí.
Confira a agenda Noite no Solar 2019:
13/06 – Paulo Dorfman
04/07 – Marcelo Delacroix
01/08 – Marcelo Oliveira
05/09 – Artur de Faria
03/10 – Canto dos Livres
07/11 – Clube dos Violeiros
05/12 – Chão de Areia