Mundo Lusíada
Na noite de 13 de setembro, um pré-lançamento do Portugal Fest 2022 reuniu convidados e apoiadores em São Paulo, para uma Noite de Fados especial com Ciça Marinho e Vinicius Rocha.
Representando as atrações musicais do Portugal Fest, Ciça Marinho falou sobre a noite especial que marcou o arranque de mais uma edição do evento, que vai acontecer dias 24 e 25 de setembro na capital.
“Para mim é lisonjeiro, tanto tempo eu divulgando essa festa portuguesa em São Paulo, e hoje estamos num pré-lançamento da festa, com um fado mais castiço, para dar abertura ao evento”.
Os presentes puderem tomar um vinho Periquita, e degustar de uma noite de boa música. “Hoje para o repertório fazemos alguma coisa mais dinâmica, tem mais marcha, mas queremos divulgar mais o Fado. Para os dois dias de festa do Portuga Fest, o repertório está mais pra cima, vai ser bem diferente”.
A fadista ainda chamou a todos para participar. “Vai estar com uma programação muito legal, vamos ter também muita música brasileira porque isso que a gente quer engajar, principalmente nesse ano de 200 anos de independência do Brasil. Eu fico muito feliz por estar outra vez no Portugal Fest, com essa parceria maravilhosa. Venham para o Portugal Fest, 24 e 25 de setembro”.
Realizado no Modelódromo do Ibirapuera e com entrada gratuita, o evento trará muita música e dança e contará com a presença de grandes artistas como Gloria Lourdes, Wallace Oliveira, Vinícius Rocha, Ciça Marinho, Francisco Fernandes, Nathanael Souza e outros luso-brasileiros, além dos ranchos folclóricos Lusitanos Cantares e Dançares e Casa de Portugal de São Paulo.
“Posso garantir que o Portugal Fest Cidade de São Paulo é a maior experiência luso-brasileira de São Paulo. Estamos em nossa 11ª edição e, ao longo dos anos, atraímos mais de 80 mil pessoas, tanto que com apoio da secretaria municipal de turismo está se tornando evento oficial no calendário da cidade”, disse Sueli Borba, idealizadora e organizadora do evento.
O evento trará oficinas de azulejos portugueses e de dança portuguesa antes das apresentações dos ranchos folclóricos. E, para as crianças, oficinas especiais com o Ateliê “Maria Flor”, jogos e brincadeiras.
Já os interessados em obter informações sobre as novas regras e assessoria jurídica ligados à obtenção da Cidadania Portuguesa, poderão tirar dúvidas com a advogada Adriana Chiaradia, especialista no assunto.
Filhos e netos enaltecendo as raízes
Ao Mundo Lusíada, a fadista Ciça defendeu apoio dos luso-brasileiros e dos mais jovens para manter a cultura do fado. “O principal, que me deixa feliz, é ainda conseguir manter acesa essa cultura, as nossas raízes, levar a música portuguesa. E peço para as pessoas mais jovens, que tenham suas raízes, que não abandone e venham, nós vamos ficando mais velhos e precisamos de gente para continuar divulgando”.
Ciça citou seus músicos como exemplo, um desses jovens que tocou recentemente no Rock inRio levando a guitarra portuguesa. “Wallace representa bem, o Vinicius também, o que é legal nos dois é que eles se apaixonaram mesmo pela música portuguesa. O Vinicius que é neto – tem um avô português – é um autêntico fadista, apaixonado, e é bonito de ver que os filhos e netos estão ainda enaltecendo as raízes. E o Wallace que veio do rock, se apaixonou pela guitarra portuguesa, e está aí divulgando a música portuguesa dessa forma brilhante, ele está fazendo uma carreira maravilhosa. Quem tem dois músicos como eu tenho não precisa de mais” salientou a fadista.
Ciça Marinho está com agenda cheia até o fim do ano, sexta e sábado com datas encerradas. “Ainda bem porque depois da pandemia, agora as coisas estão voltando. Estou feliz porque as pessoas estão outra vez se divertindo” diz ela que estará, entre os compromissos de agenda, no aniversário de fundação da Casa de Portugal de São Carlos, no interior de São Paulo, acompanhada do Vinícius, Wallace e Sergio Borges.
Antes, os músicos animam mais essa edição Portugal Fest na capital paulista, já no próximo final de semana. A gastronomia também será um show à parte e receberá restaurantes portugueses renomados como Tasca da Esquina, Bacalhau do Porto, Maresco, Linguiçaria Real Bragança, Empório do Bacalhau, Artesanal Doces Portugueses, Bar Quintal da Maria e a Biscoitê Boutique de Biscoito. Além dos tradicionais chopps do Santo Chopp ASHBY e a seleção de vinhos em taça do Bodega Bar, e opção de lanches com Cinquentão food truck.