No Rio, jornalista luso-brasileira lança livro sobre ditadura

Por Igor Lopes

Livro_ProblematermedodomedoNo próximo dia 15 de março, a jornalista luso-brasileira, Ana Helena Ribeiro Tavares, vai lançar o livro “O Problema é ter medo do medo”, pela editora carioca Revan. A obra traz como tema a ditadura militar e os seus contornos na história do Brasil. A apresentação do livro, que irá contar com debate, vai ocorrer às 19h no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio, na região central da cidade.

A obra traz, de início, uma história familiar intrigante, envolvendo Carlos Alberto, filho da fundadora do Arouca Barra Clube, no Rio. Segundo a autora, Carlos teria sido confundido pelos militares com outro homem que estava sendo procurado pelo regime.

“O ano era 1970. Ele (Carlos Alberto) havia ido ao cinema e, ao sair, enquanto esperava o ônibus para voltar para casa, foi abordado por militares à paisana que começaram a perguntar-lhe sobre questões políticas. Do alto de sua inocência, sem sequer imaginar o que se passava, limitou-se a balançar a cabeça afirmativamente. Assim, lhe mostraram a carteira do DOPS – Departamento de Ordem Política e Social, nome pomposo para repressão – e lhe convidaram a entrar em um carro. Sem nada entender, disse que precisava falar com sua mãe. Era tão ingênuo que, ao ser interrogado no Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna, para onde foi levado, quando perguntado a que grupo pertencia, disse fazer parte de um grupo folclórico – e era verdade. Minha avó, a comendadora Maria Helena Ribeiro, uma portuguesa que construiu suas posses com trabalho árduo, era quem dirigia o Arouca Barra Clube, entidade que ela fundou no Rio em 1967. Ele não tinha envolvimento político com direita, esquerda, centro, nada! Tinha, segundo alegaram os militares, a infelicidade do destino de ser parecido com uma pessoa muito procurada e teria sido esse o motivo de ter sido abordado na porta do cinema”, descreve Ana Helena.

Ao longo das páginas do livro, o leitor vai poder acompanhar também depoimentos de personagens, militantes ou ex-guerrilheiros, que viveram a ditadura militar e que hoje contribuem com informações e relatos sobre esse momento negativo pelo qual passou o Brasil. A ideia do livro nasceu após a jornalista fazer uma série de reportagens sobre o tema para o seu blog “Quem tem medo da democracia?”. Com um grande volume de material apurado, e com o incentivo de apoiadores, a jornalista finalizou a recolha de dados e decidiu publicar o material em livro. O objetivo é perpetuar a memória da ditadura e lutar contra os seus efeitos.

“Não quero que o que aconteceu ao meu tio aconteça aos meus netos. Ao menos não sem que, com a minha arma – a caneta -, eu tente impedir”, comenta Ana Helena Tavares.

SERVIÇO
“O Problema é ter medo do medo”
Autora: Ana Helena Tavares
Editora Revan
Lançamento: 15 Março – 19h
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio
Rua Evaristo da Veiga 16/17º andar, Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »