No Ano de Portugal no Brasil, Câmara Portuguesa de Pernambuco comemora seu centenário

Da Redação

Com as presenças do governador de Pernambuco, João Lyra Neto, e do embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles,  acontece nesta quinta-feira dia 22 de novembro, em Recife, o Encontro Empresarial Brasil Portugal.

O evento será promovido pelo Ano de Porugal no Brasil e pela Câmara Brasil Portugal de Pernambuco, com o objetivo de reforçar as relações comerciais entre investidores portugueses e do Nordeste. O encontro também celebra ainda os 100 anos da Câmara Brasil-Portugal de Pernambuco, com um jantar comemorativo.

Os palestrantes vão tratar sobre as oportunidades de negócios no Estado, detalhando informações sobre relações comerciais e o fluxo de investimentos em Pernambuco. As apresentações e painéis ficarão a cargo de autoridades, de representantes de associações comerciais e industriais de ambos os países.

A temática do evento tratará sobre alternativas e propostas para incremento e diversificação dos investimentos e comércio bilateral; as oportunidades e o apoio a investimentos nos setores de porto e logística, energias renováveis, petróleo e gás, infraestrutura e construção civil – tendo em vista a Copa de 2014 -, Metal-Mecânico, Tecnologia da Informação, Turismo e Agronegócios. O encontro também lembrará a aventura empreendedora lusa ocorrida em Pernambuco, na primeira metade do Século XX.

Além do governador de Pernambuco em Exercício, João Lyra Neto, e do embaixador Francisco Ribeiro Telles, o evento contará com as presenças do Secretário do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares de Portugal, Feliciano Barreiras Duarte, do Comissário-Geral do Ano de Portugal no Brasil, Miguel Horta e Costa, do presidente da Câmara Brasil-Portugal de Pernambuco, Armênio Ferreira Diogo, e do presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Raul Araújo Penna, entre outras autoridades.

O encontro faz parte das múltiplas iniciativas culturais e empresariais, através de uma estrutura de cooperação entre entidades e agentes públicos e privados, e visa mostrar para os brasileiros um novo olhar sobre Portugal de hoje, que pode ser caracterizado por possuir uma economia que se reinventa e uma sociedade civil empreendedora, arrojada e mobilizada que respondeu ao desafio  produzindo mais de 400 propostas de ações e projetos, com vista à integração no programa oficial. Potenciar setores fundamentais como o turismo é um dos objetivos comuns destas iniciativas.

“Este é o ano, este é o momento de levantar mais uma ponte entre dois países que têm entre si, e a uni-los, um mar sem fim de afetos, de palavras, de entendimentos. É lá que está a nossa história. Aqui, está também o nosso futuro”, afirma  Miguel Horta e Costa.

“Este ano estamos comemorando um século de existência da nossa Câmara de Comércio, Pernambuco Portugal. Durante esta longa caminhada fizemos o possível tanto na parte comercial como na social, para obtermos nosso objetivo. No começo eram os portugueses que aqui desembarcaram com sua ânsia de vencer, e agora são os brasileiros que desembarcam em Lisboa para apreciar aquela linda cidade. A luta continua e esperamos muito em breve que Portugal atinja o seu melhor nível e que o Brasil continue brilhando na esfera mundial”, destaca, por sua vez, o presidente Armênio Ferreira Diogo.

Estarão presentes ainda Miguel Relvas, Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares de Portugal; Carlos Moura, Diretor do AICEP Portugal Global; Jorge Luiz de Mello, Presidente da Companhia DOCAS – Portos do Rio de Janeiro; José Luís Cacho, Presidente da Associação dos Portos de Portugal – APP e dos Portos da Língua Oficial Portuguesa – APLOP; Luís Carvalheira de Mendonça, Pesquisador de História de Empresas, da Universidade Católica de Pernambuco.

Serviço:

Encontro Empresarial Brasil-Portugal: Pernambuco – terra à vista em um Estado de oportunidades
Data: 22/11
Horário: 8h
Local: Hotel Transamérica- Avenida Boa Viagem, 420, Recife (PE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *