Por Vanessa Sene
Aconteceu em 26 de Novembro a Festa do Padre Antonio Maria, na Casa de Portugal do Grande ABC. Este foi o 18º Almoço e Bingo Beneficente em prol das obras da Casa Lar São João Menino, entidade cuidada pelo padre luso-brasileiro. São 18 anos seguidos que a entidade mantém este importante apoio às obras sociais do religioso. A tradicional festa foi mais uma vez sucesso de público, reuniu caravanas de outros estados do país, e apresentou o melhor da gastronomia portuguesa para os cerca de 500 convidados.
“Nem me lembro mais como foi o primeiro ano. Mas todos os anos estamos aqui com muito amor e carinho realizando essa festa, sempre com a casa cheia, gente de todos os lados, Goiás, Espírito Santo, de todo lado do Brasil e de São Paulo vem nessa festa do padre” disse ao Mundo Lusíada o presidente da casa Carlos José Rodrigues.
Durante o evento, foi mostrado em telão as fotos do andamento das obras que estão sendo construídas em Extrema, Minas Gerais, para abrigar as crianças do lar comandado pelas irmãs com ajuda do Padre Antonio Maria. “O nosso vice-presidente financeiro, Péricles Marques, foi até lá ver as obras em Extrema e gostou muito. É muita coisa a se fazer, temos que ajudar mesmo” defendeu o presidente da casa.
A festa recebe todos os itens de doação, desde o bacalhau, doces e sorvete, até as mais variadas prendas que completam o bingo beneficente. “Tudo o que é arrecadado aqui é revertido para as obras do padre”.
Neste almoço, o padre recebeu a cantora paraguaia Perla, que já participou num dos primeiros almoços beneficentes da casa e retornou anos depois. Como todos os anos, cantou ainda a fadista Gloria de Lourdes e Pedro Leonardo, que esteve presente com sua família e atendeu a pedidos de fotos com vários convidados. Participaram ainda as duplas Pedro Henrique e Matheus, Márcio e Gustavo, além do cover Elvis Presley dos mais famosos do país, Helder Moreira.
Segundo o padre, a caravana do Espírito Santo não falta a uma edição do evento. Ele recebeu ainda um amigo de Pernambuco, e a família do cantor Leonardo. “Estou tão feliz hoje que nem preciso comer o bacalhau. Mas não vou dispensar, seria um pecado” brincou o padre.
Com sucesso total, a casa encerra a programação de eventos de 2017, já de olho em 2018, quando acontece a comemoração de 33 anos da casa trazendo como atração Roberto Leal, em 18 de março.
“Apesar deste ano de crise no país, a Casa de Portugal foi muito bem, se manteve e foi até melhor do que ano passado. Cada vez mais recebemos gente nova, o pessoal vai gostando e indicando para outras pessoas. E essa divulgação na rede social ajuda muito” diz Carlinhos, comentando ainda da boa gastronomia. “O nosso departamento feminino está de parabéns, todo mundo sempre elogia o nosso bacalhau e todas as comidas servidas pela casa”. O presidente finalizou desejando boas festas. “Que 2018 seja melhor do que 2017 para toda a comunidade e amigos”.
Obra de casa lar será inaugura em 2018
Ao Mundo Lusíada, o padre Antonio Maria falou sobre a finalização da obra no ano que vem, “graças a generosidade dos irmãos”. “Nós continuamos cuidando de crianças desvalidas, crianças com problemas em casa, maltratadas ou abusadas. Há uns oito anos que já funciona em Extrema, e a casa lar que estamos construindo está no término, já estamos rebocando” conta.
A intenção do padre é inaugurar o novo espaço em 2018, e a ajuda do almoço na Casa de Portugal do ABC é sempre fundamental. “Esse almoço vai nos ajudar muito, quem sabe agora a gente bate o martelo”. O espaço conta com quartos, cozinha, refeitório, berçário, e tudo o que uma casa abrigo precisa. Atualmente, 13 irmãs cuidam de uma faixa de fez crianças, mas varia muito pois tem casos de crianças que voltam ao lar.
“O ano que vem é o grande ano das inaugurações, da Casa Lar e do Santuário Nossa Senhora do Novo Caminho, em Jacareí, que está também em fase de construção. São graças muito grandes, e estamos nessa caminhada”. A casa lar, por lei, só poderá atender um máximo de 20 crianças. “Enquanto as malas e as caixas cheias de milhões estão aí nos apartamentos dos irresponsáveis, os que são responsáveis e querem fazer um Brasil melhor tem que lutar pedindo esmola, e com esmola vai devagar” reclama o padre.
Mas a preocupação da sociedade tem aumentado, comenta. “Até porque as pessoas vão se decepcionando tanto com aqueles que deveriam ser os grandes pastores do povo, os governantes, que eles pensam em fazer por conta. É a ‘alegria da pobreza está nesta grande riqueza de dar e ficar contente’, não é assim que diz a Casa Portuguesa?” lembra o padre da canção de Amália Rodrigues. “Não há maior riqueza do que essa, dar e ficar contente” diz o padre luso-brasileiro.
“Se Deus me deu pais portugueses, avós portugueses, me deu esses irmãos portugueses, que é uma gente de primeira qualidade, é um dos povos mais altruístas que já conheci na minha vida. Esses dias eu recebi a visita de um amigo português, ele disse que sua sogra estava a mandar um dinheiro para as obras. Então os portugueses estão de coração e alma conosco” relata o padre.
Durante o evento, foi ainda divulgado a viagem que o padre Antonio Maria fará a Portugal e Itália, nos próximos dias 17 a 30 de junho, começando por Fátima e seguindo para os Santuários Franciscanos.