Mundo Lusíada
Com Lusa
Fortes nevões causaram simultaneamente caos e alegria na Europa, ao deixar perto de 15 mil pessoas bloqueadas nos Alpes franceses, milhares de britânicos sem eletricidade, enquanto amantes dos desportos de neve se divertiam a esquiar.
Milhares de britânicos ficaram sem eletricidade devido a uma tempestade de inverno, que também gelou autoestradas e provocou atrasos nos aeroportos na Alemanha e complicações no trânsito em toda a região.
Na zona de Savoie, nos Alpes franceses, as estradas ficaram geladas ou mesmo cobertas pela neve, gerando grande confusão entre quem ia ou vinha das estâncias de esqui.
As autoridades locais estimam que cerca de 15.000 pessoas tenham sido acolhidas em abrigos de emergência, enquanto outros foram obrigados a passar a noite dentro dos carros.
Em Portugal, seis distritos do continente estiveram sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de nevoeiro persistente, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Vila Real, Bragança, Guarda, Portalegre, Évora e Beja estiveram no fim de semana com previsão de nevoeiro persistente.
Os hotéis da Serra da Estrela estão com lotação esgotada ou praticamente esgotada para a passagem de ano, disseram à agência Lusa responsáveis de unidades hoteleiras na região, num dos pontos mais altos do país.
Temperatura
Portugal continental está sob aviso amarelo devido às temperaturas baixas esperadas entre 29 e 30 de dezembro de acordo com informação disponibilizada pelo IPMA. Todos os 18 distritos portugueses estão sob aviso amarelo, o terceiro devido de uma escala de três, “persistência de valores baixos de temperatura”.
O distrito de Faro encontra-se igualmente sob aviso amarelo, entre as 18:00 deste dia 29 e as 15:00 de terça-feira devido à agitação marítima, já que são esperadas na costa Sul ondas de sueste com dois metros. Também as ilhas do grupo Central e Oriental dos Açores estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de cinco, devido à previsão de chuva forte.
Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte de nordeste, com rajadas até 80 km/h, rodando gradualmente para leste. Está prevista a formação de geada, em especial nas regiões do interior e uma descida da temperatura mínima, que será acentuada nas regiões Norte e Centro, além de uma descida da temperatura máxima.
Quanto às temperaturas, as máximas esperadas rondam os 13 graus celsius em Faro, Leiria e Braga, 12 no Porto e Viana do Castelo, Sines, Beja, Castelo Branco, Coimbra com 11, 10 em Lisboa e Évora, 7 em Viseu, 6 em Bragança, 5 em Vila Real e 3 na Guarda, a cidade mais fria de Portugal.
Nos Açores, as máximas vão chegar aos 18 em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada enquanto a Horta deverá chegar aos 16 e Santa Cruz das Flores aos 15. Na Madeira, o céu estará geralmente muito nublado, com as máximas a chegar aos 19 no Funchal.