Neve e ventos gelados provocam o caos em várias cidades da Europa

Da Redação
Com Lusa

Mautempo_OndaPortoTempestades de neve assolaram várias partes da Europa, encerrando estradas e provocando caos no tráfego, acidentes, adiamento de voos e o cancelamento de dezenas de partidas nos comboios.

Na Romênia, um dos países mais afetados, as autoridades locais informaram que as principais autoestradas no sul e no leste do país ficaram intransitáveis devido à forte queda de neve. Mais de 40 comboios não saíram das estações devido à obstrução das linhas.

O responsável principal pelo serviço romeno de emergências médicas, Raed Arafat, indicou que 622 pessoas com necessidade de diálise e 126 mulheres grávidas foram sujeitas a transporte de emergência, noticiou a agência Associated Press.

A estação estatal de televisão sérvia deu conta de que 17 pessoas, incluindo seis crianças, ficaram feridas na sequência de um choque em cadeia causado pelo tempo invernoso nos arredores da cidade de Nis, no sul do país.

A queda de neve e o vento forte interromperam o trânsito no sul da Sérvia, onde a neve atingiu os dois metros de altura, fechando várias estradas.

Na Croácia, a queda das temperaturas congelou as águas em várias zonas ao longo da costa, e o vento forte levou ao cancelamento de várias carreiras de ferry para as ilhas no Adriático.

No Montenegro, o mau tempo levou também a perturbações semelhantes nos transportes e as autoridades aconselharam a população a manter-se em casa. Várias aldeias no país ficaram isoladas.

Na Alemanha, as temperaturas caíram abaixo dos -25º durante a noite, uma queda explicada pela passagem da tempestade Axel com ventos frios do Ártico.

Portugal
Já no início do ano, seis distritos de Portugal continental estavam sob aviso amarelo, devido à previsão de vento forte, chuva e agitação marítima.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Beja, Faro e Coimbra estiveram sob alerta devido à previsão de vento do quadrante sul, com rajadas até 80 quilômetros por hora, em especial na faixa costeira.

O IPMA colocou também os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada, ondas de sudoeste com quatro metros e vento do quadrante sul, com rajadas da ordem dos 80 quilômetros, em especial na faixa costeira.

Os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal também entraram no aviso Amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para Portugal continental céu muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, podendo ser fortes no litoral oeste a sul do Cabo Mondego, e sendo fracos e pouco frequentes nas regiões do interior.

A previsão aponta ainda para a possibilidade de ocorrência de trovoada nas regiões do litoral Centro e Sul e queda de neve acima de 1200/1400 metros, subindo a cota para os pontos mais altos da Serra da Estrela.

O instituto prevê ainda vento moderado predominando de sueste, soprando moderado a forte no litoral, por vezes com rajadas até 80 quilômetros por hora em especial a sul do Cabo Mondego, e forte nas terras altas com rajadas até 90 quilômetros por hora e subida da temperatura mínima.

Na primeira semana do ano, o termômetro marcou em Lisboa e Porto entre os nove e 14 graus Celsius, em Vila Real entre dois e sete, em Viseu entre três e nove, em Bragança entre -1 e nove, na Guarda entre um e sete, em Coimbra entre nove e 13, em Santarém entre nove e 14, em Castelo Branco entre três e onze, em Évora entre seis e 14, em Beja entre sete e 14 e em Faro entre 13 e 18.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *