Por Igor Lopes
No dia 6 de setembro, no período das 14h00 às 18h00, o NE Brasil estará aberto a visitas ao público, no terminal de passageiros de Santa Apolónia.
No dia 7 de setembro, às 11h30, será realizada uma cerimônia cívico-militar, a bordo do navio, alusiva à comemoração dos 200 anos de Independência do Brasil, com a presença de diversas autoridades brasileiras, portuguesas e estrangeiras.
O NE Brasil tem a missão de prover instrução prática aos Guardas-Marinha (GM) e mostrar bandeira, quando em viagem ao exterior, com o objetivo de contribuir para a formação profissional e cultural dos futuros Oficiais e o estreitamento de laços com as nações amigas.
Durante a VIGM, são ministradas aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval, bem como é conduzida a importante fase de adaptação à vida de bordo. A Viagem deste ano teve início no dia 16 de julho.
A atual VIGM tem no seu roteiro 14 portos, a saber: Mindelo (Cabo Verde), Valência (Espanha), Haifa (Israel), Civitavecchia (Itália), Lisboa (Portugal), Le Havre (França), Hamburgo (Alemanha), Londres (Inglaterra), Mayport (Estados Unidos), Cartagena (Colômbia), Callao (Peru), Valparaíso (Chile), Mar del Plata (Argentina) e Itajaí (Brasil).
No término da viagem, os GM serão nomeados Segundos-Tenentes e distribuídos por todo o Brasil, nos diversos navios e organizações militares da Marinha.
O Navio-Escola “Brasil” foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a partir de um projeto desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval, ambos órgãos da Marinha do Brasil. Sua construção foi iniciada em setembro de 1981 e, após dois anos, no dia 23 de setembro de 1983, o navio foi lançado ao mar, tendo sido incorporado à Marinha em 21 de agosto de 1986. O NEBrasil “tem sido motivo de orgulho para todos os brasileiros e de admiração e respeito por parte de todos que têm a oportunidade de visitá-lo nos diversos portos de escala”.
Ao longo de sua vida, o Navio tem recebido diversas atualizações tecnológicas com a finalidade de oferecer um padrão de excelência aos futuros Oficiais de Marinha. A maioria proveniente de projetos desenvolvidos tanto pela Marinha do Brasil quanto por empresas nacionais, destacando-se um sistema de simulação tática e treinamento, importante recurso instrucional de operações navais; um simulador de navegação; um centro de integração de sensores para navegação eletrônica; um sistema de controle de avarias; e um sistema de controle e monitoramento da propulsão.
O atual Comandante do navio é o Capitão de Mar e Guerra André Ricardo Araújo Silva, que assumiu o cargo em 27 de janeiro de 2022.
A tripulação é composta por 32 Oficiais, 220 Praças e 193 Guardas-Marinha oriundos da Escola Naval, incluindo um de Cabo Verde e um do Senegal, além de convidados do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Marinha Mercante Nacional, do quadro de Servidores Civis da Marinha e de marinhas amigas como a da Argentina, do Chile e de Portugal.