Na “Festa das Nações”, Casa de Portugal de Campinas encerra ano com grupos de Portugal, Itália e Espanha

A presidente fez agradecimentos aos colaboradores e em especial à sua diretoria, no palco: Sandra Venturato, Maria José Marques, Henriqueta Coelho, Gaspar Baptista, Cláudio Elias, Rosa Pereira, Josilene Paixão, Maria Tatiana Amorim, Ana Calvinho, e Pedro Peixoto. Foto Odair Sene- Mundo Lusíada

Por Odair Sene

A Casa de Portugal de Campinas, realizou no sábado, dia 25, o evento “Uma Noite na Europa” reunindo três nações: Portugal, Espanha e Itália, quando seus grupos estiveram se apresentando, mesclando a riqueza cultural, a música, gastronomia e o público também.

No palco se apresentaram o Grupo Espanhol de Dança Flamenca, o Grupo Folclórico Là Bella Tarantella (da Associação Italiana Vinhedense), e o Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Campinas.

Com protocolo aos cuidados do diretor Pedro Peixoto (que é também o Cônsul Honorário de Portugal em Campinas), os visitantes foram chamados no palco (antes das apresentações) para os cumprimentos e agradecimentos da presidente.

Juliano Gasparini com a mulher Beatriz (Itália), a presidente Ana Calvinho (Portugal), a Silvia Prado (diretora do Grupo Italiano) e a representante da parte espanhola Anne Carrera. Nessa altura a presidente da Casa de Portugal recepcionou os convidados e visitantes que vieram se apresentar.

Aproveitando o encerramento dos eventos Ana Calvinho fez agradecimentos à sua assistente Josi, braço direito no escritório de advocacia, especialmente em suas ausências e para ela cuidar da Casa de Portugal, além de uma lista de nomes para agradecer, são pessoas que ajudaram ela durante o ano e ela fez questão de reconhecer nesta altura citando algumas pessoas que estiveram ao seu lado.

Ao Mundo Lusíada Ana elogiou o evento dizendo que foi muito bom, um público fantástico, atrações muito boas que foi bastante diversificado com Espanha Itália e Portugal, e também adiantou que para o ano a casa promete diversificar ainda mais. “Estamos em contato com representantes da Holanda e Alemanha para trazer na festa e aumentar essa diversificação e mostrar assim a diversidade cultural que existe na Europa”.

Calvinho comentou que 2023 foi um ano de “aprendizado” principalmente no primeiro semestre do ano, “o segundo semestre eu comecei a aproveitar e consegui usufruir um pouco do trabalho que vem sendo feito na casa”, por isso há expectativa de um ano de 2024 “mais tranquilo”. Aliás o ano vai começar já com o “primeiro festival de bacalhau” da Casa de Portugal, marcado para dia 24 de fevereiro de 2024, cravando portanto o primeiro evento do ano.

Sobre o recente projeto de apoio financeiro pelo Governo português, para a entidade, a direção da Casa de Portugal diz que encaminhou seu projeto para o Consulado, e está em fase de análise / aprovação. “Conto sim com ajuda do Governo e também da Prefeitura de Campinas para nos ajudar no ano que vem, porque a casa faz muitos eventos não só para mostrar a cultura, mas também para pagar as contas”, disse esperando “poder fazer mais e melhor”.

A Casa encerra com chave de ouro, segundo a presidente, com mais jovens vindo na Casa de Portugal a ver o que passa, “porque Portugal não é só o bacalhau, nós temos uma diversidade cultural e uma culinária absurda, e quem conhece gosta”, referiu a dirigente.

Ao final ela encerrou com agradecimentos ao apoio de sua diretoria, dos frequentadores da casa, de amigos como também de seus familiares como o marido Cláudio Elias e os filhos que abraçaram a causa “e sem eles seria muito difícil porque a casa ocupa muito tempo”, disse.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »