Por José Cunha,
Para Mundo Lusíada Online
Em sua despedida do Campeonato Paulista 2008 a Portuguesa venceu, por um a zero, o Sertãozinho e terminou de forma honrosa sua participação no campeonato.
O gol foi marcado por Marcelo de Faria no segundo tempo, aliás um golaço, gol que decretou definitivamente o rebaixamento do time de Sertãozinho. Jogando com um time bem diferente do que vinha atuando a Portuguesa começou o jogo querendo mostrar serviço e chegava com perigo pelas laterais do campo em jogadas de Osmar e Vaguinho, pela direita, e Bruno Recife pela esquerda. No primeiro tempo a equipe lusa criou diversas oportunidades para abrir o marcador mas não soube concluir a gol enquanto que o Sertãozinho tentava chegar ao gol luso mas sem muita objetividade e quando isso acontecia seus atacantes não concluíam a gol.
No segundo tempo o panorama não mudou, o sertãozinho tentava escapar do rebaixamento indo para cima da equipe lusa que tinha os contra ataques a sua disposição. E foi em um desses contra ataques puxados pelo zagueiro Bruno Rodrigo que Marcelo de Faria fez o único gol do jogo aos 13 minutos em um belo chute da entrada da área que entrou no ângulo esquerdo do goleiro Lauro. A partir daí o Sertãozinho se lançou desesperado para o ataque mas não conseguiu empatar o jogo.
A Portuguesa volta agora suas atenções para a Copa do Brasil onde aguarda o vencedor do duelo entre Botafogo-RJ e River-PI para jogar as quartas-de-final do Torneio Nacional.
Ficha Técnica Sertãozinho 0 x 1 Portuguesa
Local: Estádio Frederico Dalmazo, em Sertãozinho-SP Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira Renda: R$ 46.512,00 Público: 2.516 Cartões Amarelos: Geilson, Rodrigo Silva (Sertãozinho); Bruno Soares, Halisson (Portuguesa) Gol: Marcelo de Faría aos 13’/2T (Portuguesa)
Sertãozinho Lauro; Pedro Paulo, Galeano e Erivelton; Ricardo Lopes, Carlinhos (Thiago Correia), Ceará (Gustavo), Rodrigo Silva e Júlio César; Geílson e Tuto (Wesley). Técnico: Lori Sandri.
Portuguesa André Luiz; Zé Maria, Bruno Rodrigo, Halisson, Júlio Santos; Osmar, Carlos Alberto, Bruno Soares (Rai), Zé Maria (Miltinho) e Bruno Recife; Vaguinho e Marcelo de Faria (Anderson). Técnico: Vágner Benazzi.