Mundo Lusíada
A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a companhia aérea TAP Air Portugal assinaram, nesta quarta-feira (27), um Protocolo de Intenções para trabalhar conjuntamente na ampliação da conectividade aérea internacional com destino ao Brasil, através de voos operados pela companhia nos aeroportos de Lisboa e Porto. O
O acordo foi assinado pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e pelo Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, em cerimônia realizada durante a 50ª Edição da feira de turismo ABAV Expo, no Rio de Janeiro, evento que espera cerca de 40 mil pessoas ao longo de três dias.
A parceria prevê que a Embratur atue com ações de promoção dos voos e de destinos brasileiros nas cidades que se conectam ao Brasil a partir dos voos operados pela TAP. O objetivo é ampliar a demanda por estas rotas de turistas estrangeiros interessados em visitar o Brasil. Um plano de trabalho conjunto estabelece critérios de sustentabilidade e inovação, com regras de compliance e transparência, e prevê as ações para os próximos anos, com foco em sustentar um aumento da oferta de voos para diferentes destinos do Brasil.
Para a Embratur, a parceria é estratégica para ampliar a chegada de turistas da Europa e África, através do hub aéreo da TAP Air Portugal em Lisboa e Porto, cidades em que a companhia portuguesa possui acordo de compartilhamento de rotas com outras aéreas europeias, permitindo que o turista chegue ao Brasil facilmente com a compra de um único bilhete.
“Estamos muito felizes com a assinatura deste acordo, que pautará a colaboração entre TAP e Embratur nos próximos anos. A empresa bandeira de Portugal é muito estratégica para nossa estratégia de atrair cada vez mais turistas europeus e africanos para o Brasil, principalmente para as regiões Norte e Nordeste, que podem ser acessadas com uma rápida conexão em Portugal. Essa parceria, por óbvio, torna o Brasil ainda mais próximo de Portugal, país para o qual temos um olhar especial, estamos trabalhando para recuperarmos os patamares históricos de chegada de portugueses em nosso país. Somos povos irmãos, com laços históricos, culturais e econômicos que se renovam hoje nessa parceria”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Para Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas: “Celebrar esta parceria com a Embratur é muito importante para nós e, é o materializar de uma estratégia da companhia que tem como objetivo a promoção internacional do destino Brasil nos países onde faz conexões. Atualmente, a TAP oferece 80 voos semanais, com saídas de 11 capitais brasileiras, e acabamos de anunciar o reforço de voos em 2024, onde vamos atingir um recorde – 91 voos por semana, uma média de 13 por dia”.
“A assinatura deste acordo com a Embratur é o reafirmar da TAP como a mais importante companhia aérea internacional a ligar o Brasil à Europa, a companhia Aérea europeia mais brasileira, e queremos continuar a ser cada vez mais”.
Atualmente, a TAP possui voos diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife e Salvador, para Lisboa, além de conectar o Porto a São Paulo e ao Rio de Janeiro. No total, são 11 cidades do Brasil (13 rotas) que a TAP conecta diretamente à Europa.
Também no dia 27, a Embratur também assinou o contrato de campanha cooperada com Viajes El Corte Inglês e Decolar.com; parcerias que já contam com novidades na forma de promoção dos destinos brasileiros.
O evento
No Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo, 27 de setembro, cerca de 4 mil pessoas, entre elas, políticos, autoridades, entidades de turismo, personalidades e convidados, se reuniram para a cerimônia de abertura da 50ª edição da ABAV Expo. Após 11 anos, a maior feira do setor de turismo da América Latina retornou ao Rio de Janeiro com uma solenidade marcante.
Compuseram o palco Celso Sabino, Ministro de Estado do Turismo, Silvio Costa Filho, Ministro de Estado de Portos e Aeroportos, Deputado Federal Romero Rodrigues, Presidente da Comissão de turismo da Câmara dos Deputados, Gustavo Tutuca, Secretário de Estado do Turismo do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro e Magda Nassar, Presidente da ABAV Nacional, Antonio Florencio de Queiroz Junior, Presidente da FECOMERCIO RJ, Marcelo Freixo, Presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – EMBRATUR e outros.
Muito citado durante a cerimônia de abertura, Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos falou da importância do turismo para a economia do Brasil e os desafios que precisam ser superados. “O turismo representa mais de oito por cento do PIB. Nós temos um grande potencial a ser perseguido, que por exemplo, Portugal representa dezoito por cento do PIB. A Espanha representa quatorze por cento do PIB e se tem uma indústria limpa, é a indústria do turismo. A cada quatro turistas que chegam no estado nós estamos falando em um emprego que é gerado”.
Um dos momentos mais aguardados foi o lançamento do “Programa Conheça o Brasil Realiza”, uma parceria do Ministério do Turismo com o Banco do Brasil, que trará crédito facilitado em condições especiais na compra de pacotes e outros serviços turísticos.
Entre as novidades está ainda a implementação do benefício do Stopover no Brasil. A prática consiste na possibilidade de parada em um destino intermediário que seja escala ou conexão de determinados voos internacionais. Outros países já contam com o serviço ofertado por algumas empresas aéreas internacionais, como a TAP Air Portugal, a Air France e a American Airlines que disponibilizam a prática em algumas conexões.
Até dia 29 no Riocentro, são mais de 2.000 marcas expositoras presentes nos mais de 37.000 m² do evento, os segmentos presentes neste evento são variados, de companhias aéreas, destinos nacionais e internacionais, atrações, cruzeiros, hospedagens até instituições financeiras e locadoras.
Com o mote “O mundo todo do Turismo se encontra lá”, a feira recebe compradores de diversos países: Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido e Uruguai.
A ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, que é o maior evento do mercado do Turismo brasileiro e uma das principais do calendário latino-americano. Reúne os principais players do Turismo do Brasil e do mundo e é a grande vitrine e o ponto de encontro para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o mercado profissional do turismo, além de ser um ambiente de negócios, relacionamento e capacitações.