Músicos e DJ juntam-se em Lisboa para angariar fundos pela Amazônia

Manifestantes participam na concentração "Lisboa pela Amazónia" organizada pelo Fórum Indígena de Lisboa contra os incêndios na Amazónia realizada na Praça Luís de Camões, Lisboa, 26 de agosto de 2019. TIAGO PETINGA/LUSA

Da Redação
Com Lusa

Vários músicos e DJ juntam-se no sábado, em Lisboa, na iniciativa “Uma Dança Pela Amazônia”, cuja receita de bilheteira será doada à Organização Não Governamental (ONG) Earth Alliance, foi anunciado esta segunda-feira.

“Sentimo-nos todos impotentes e inúteis perante a ganância dos que estão a deixar a Amazônia arder dia após dia e decidimos lutar com uma das armas que nos é mais familiar: A Dança. Este sábado convocamos todos para uma dança da chuva, Uma Dança Pela Amazônia”, lê-se na página do evento na rede social Facebook.

A iniciativa está marcada para as 17h00 de sábado no Anjos70 e à entrada “será cobrado um contributo mínimo de três euros”.

A organização explica que “o total será doado ao fundo de emergência Earth Alliance, ONG copresidida por Leonardo DiCaprio que está a trabalhar diretamente com as associações Floresta Protegida (Kayapo), Coordenação das Organizações Indígenas Brasileiras da Amazónia (COIBA), Fundação Amazônia Sustentável, Instituto Kabu (Kayapo), Instituto Raoni (Kayapo), Instituto Socioambiental (ISA), National Institute for Amazonian Research (INPA) e Observatório do Clima”.

“Todo o processo será devidamente documentado e acompanhado por nós em conjunto com todos os que decidirem doar a esta causa”, garante a organização.

A lista de músicos, que vão atuar ‘pro bono’, inclui Benjamim, Bruno Pernadas, Da Chick, Hélio Morais, DJ Quesadilla, Rui Maia, Sophie e Sauvage, entre outros.

Manifesto

Nesta segunda-feira, cerca de 700 pessoas manifestaram-se no Largo Camões, em Lisboa, numa ação em defesa da floresta da Amazônia, segundo estimativa de uma fonte oficial da Polícia de Segurança Pública (PSP).

“No pico da manifestação estimamos que estiveram cerca de 700 pessoas. Foi uma manifestação ordeira sem incidentes a registar”, afirmou, em declarações à agência Lusa, um oficial de serviço à 1º divisão da PSP, Carlos Mena.

A manifestação organizada por vários movimentos em defesa da floresta amazônica contou com a participação de partidos de esquerda, tendo estado presente a líder do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, que não prestou declarações.

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e possui a maior biodiversidade registada numa área do planeta. Tem cerca de 5,5 milhões de quilômetros quadrados e inclui territórios do Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Sete estados brasileiros já pediram apoio federal para combater incêndios na região, e contam com a presença da Força Aérea Brasileira nos combates ao fogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »