Da Redação
Com Lusa
O autor e compositor português Ricardo Landum declarou à agência Lusa que encetou um processo judicial de indenização, no Brasil, pela usurpação dos direitos de autor da canção ‘Que Mal te Fiz Eu? (Diz-me)’, por Gustavo Lima.
Gustavo Lima gravou esta canção sem autorização de Ricardo Lundum, autor da letra e da música, e retirou dois versos, à letra original.
“Ele [Gustavo Lima] gravou a canção em 2014 e foi um grande sucesso, em 2014 e 2015, e foi também gravada por mais de dez artistas brasileiros, mas é uma versão ilegal, pois não me foi pedida autorização, e iniciei um processo contra ele”, disse à Lusa o autor de outros sucessos como ‘Mãe Querida, Mãe Querida’ e ‘Afinal Havia Outra’.
O autor, de seu nome de registro Francisco Manuel de Oliveira Landum, que fez parte de bandas como os TNT e Da Vinci, encetou o processo junto das autoridades judiciais brasileiras, que lhe deram razão.
“Vou pedir uma indenização, mas prefiro não comentar valores”, disse o autor, referindo que os números já adiantados pela imprensa “são especulativos” disse.
“Neste momento o que há é que o tribunal brasileiro nos deu razão, na primeira liminar, e agora vamos seguir até conseguirmos o que queremos, porque a música foi usurpada, foi tratada à maneira do Gustavo Lima e de alguns cantores que pertencem à [discográfica] Som Livre”, explicou.
O autor adiantou que este processo está a ser encetado a título individual, e não pediu qualquer apoio junto da Sociedade Portuguesa de Autores, de Portugal.
“Gustavo Lima é o nome mais mediatizado com aquela canção e a pessoa que mais usufruiu do sucesso daquela canção, apesar de ter sido um sucesso esmagador no Brasil. Só o Gustavo está com cerca de 60 milhões de visualizações [na rede social] ‘youtube’, mas retirou-lhe duas frases e nem sequer fui contatado para dar autorização”, sublinhou.
A canção ‘Que Mal te Fiz Eu? (Diz-me)’ foi gravada em 2008 pelo cantor português Leandro e, em 2014, pelo brasileiro Gilberto Lima.
Ricardo Landum, autor de ‘Sonhos de Menino’, que Tony Carreira gravou, tem assinado canções que fazem parte dos repertórios, entre outros, de Tony Carreira, Leandro, Agatha, Ruth Marlene, Romana e Chiquita.
Brasileiro se defende
A produção do cantor brasileiro desmentiu algumas informações que estão circulando na imprensa brasileira, inclusive afirmando que não há ação em curso e que os direitos autorais estão sendo devidamente respeitados.
“Ricardo Landum é compositor da obra detentor de 100% junto ao ECAD no Brasil e, concedeu autorização para a Som Livre. A gravadora por sua vez, repassou a Gusttavo Lima os direitos para a gravação. Afirmamos ainda não haver, nenhuma ação em curso, já que todos os direitos autorais foram devidamente respeitados. Toda e qualquer divulgação contrária a estes fatos é calúnia”, disse um representante à coluna de Leo Dias.