Museu Imperial recebe Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica

Da Redação

SimposioLusoBra_CartografiaHistoricaComeçou no Rio de Janeiro o V Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica.

De 25 a 28 de novembro, o Museu Imperial/Ibram, em Petrópolis, recebe o evento que acontece a cada dois anos, alternadamente no Brasil e em Portugal, reúne pesquisadores, professores e estudantes empenhados no conhecimento, estudo e divulgação da Cartografia Histórica.

São trabalhados sete temas que percorreram as principais temáticas da Cartografia Histórica: Cartografia Topográfica e Militar; Cartografia das Fronteiras e dos Limites; Cartografia Urbana: Plantas e Projetos; Cartografia Temática e Representações Territoriais; Cartografia, Arquivos e Coleções Cartográficas; Cartografia Histórica: Ensino e Difusão; Cartografia Histórica e Novas Tecnologias.

O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC). Segundo os organizadores, o Museu Imperial é um local perfeito para a sua realização, uma vez que trabalha com documentos históricos diretamente relacionados com os laços históricos que unem Brasil e Portugal. O espaço também permite uma maior integração entre o meio acadêmico e as instituições ligadas ao Ministério da Cultura (MinC).

O IV Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica ocorreu em novembro de 2011, na cidade do Porto, em Portugal, nas dependências da Universidade do Porto. Sob o título: “Territórios: Documentos, Imagens e Representações”, abarcou não só cada uma das etapas do processo de construção cartográfica, mas também as diversas fontes utilizadas, quantidade e variedade de imagens em circulação ou a sua interpretação ao longo do tempo.

Entre os participantes de Portugal, participam do evento Luis Paulo Martins, Mario Gonçalves, e Helder Marques, do CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, da Universidade de Coimbra.

Do Brasil, acadêmicos de diversas universidades do país, além de instituições da área, apresentam trabalhos ao longo da programação do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *