Da Redação
Começou no Rio de Janeiro o V Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica.
De 25 a 28 de novembro, o Museu Imperial/Ibram, em Petrópolis, recebe o evento que acontece a cada dois anos, alternadamente no Brasil e em Portugal, reúne pesquisadores, professores e estudantes empenhados no conhecimento, estudo e divulgação da Cartografia Histórica.
São trabalhados sete temas que percorreram as principais temáticas da Cartografia Histórica: Cartografia Topográfica e Militar; Cartografia das Fronteiras e dos Limites; Cartografia Urbana: Plantas e Projetos; Cartografia Temática e Representações Territoriais; Cartografia, Arquivos e Coleções Cartográficas; Cartografia Histórica: Ensino e Difusão; Cartografia Histórica e Novas Tecnologias.
O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC). Segundo os organizadores, o Museu Imperial é um local perfeito para a sua realização, uma vez que trabalha com documentos históricos diretamente relacionados com os laços históricos que unem Brasil e Portugal. O espaço também permite uma maior integração entre o meio acadêmico e as instituições ligadas ao Ministério da Cultura (MinC).
O IV Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica ocorreu em novembro de 2011, na cidade do Porto, em Portugal, nas dependências da Universidade do Porto. Sob o título: “Territórios: Documentos, Imagens e Representações”, abarcou não só cada uma das etapas do processo de construção cartográfica, mas também as diversas fontes utilizadas, quantidade e variedade de imagens em circulação ou a sua interpretação ao longo do tempo.
Entre os participantes de Portugal, participam do evento Luis Paulo Martins, Mario Gonçalves, e Helder Marques, do CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, da Universidade de Coimbra.
Do Brasil, acadêmicos de diversas universidades do país, além de instituições da área, apresentam trabalhos ao longo da programação do evento.