Da Redação
O Museu da Língua Portuguesa, que está em reconstrução em São Paulo, leva sua experiência-símbolo e atividades educativas para a Bienal Internacional do Livro, no Rio Centro. A Exposição itinerante ‘A Energia da Língua Portuguesa’ completa a programação, tem entrada gratuita de 7 a 10 de setembro, na Praça Mauá.
O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro na 18ª Bienal Internacional do Livro, que começa neste dia 31. Uma instalação audiovisual vai recriar a experiência-símbolo do Museu: a Praça da Língua, espécie de “planetário do idioma” que homenageia a língua escrita, falada e cantada, em um espetáculo imersivo de som e luz.
A experiência imersiva, em um cubo de 6mx5m, recupera extratos do áudio original do Museu da Língua Portuguesa, criado com curadoria de Arthur Nestrovski e José Miguel Wisnik. São trechos clássicos da poesia, prosa e música produzidas em língua portuguesa – de Carlos Drummond de Andrade a Dorival Caymmi, passando por Fernando Pessoa, Nelson Rodrigues e Lamartine Babo –, interpretados por nomes como Maria Bethânia e Matheus Nachtergaele.
Seguindo o espírito que consagrou o Museu da Língua Portuguesa, as ações na Bienal reúnem tecnologia, literatura e interação com os diversos públicos, para celebrar esse idioma falado em nove países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste). O Museu está sendo reconstruído em São Paulo, depois do incêndio que o atingiu em dezembro de 2015.
O Museu da Língua Portuguesa na 18ª Bienal Internacional do Livro Rio é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo, da EDP e do Grupo Globo.
O espaço também vai promover atividades educativas que celebram a língua portuguesa, em três eixos: suas origens e seus usos diversos, que fazem dos falantes também “autores” do idioma; as palavras como elementos visuais, a partir do idioma escrito; e a língua que se torna literatura. A programação educativa foi desenvolvida em parceria com a curadora do espaço infantil da Bienal do Livro, Daniela Chindler.
A Bienal do Livro Rio é um dos maiores eventos literário do país, oportunidade de aproximação dos seus autores favoritos e de conhecer muitos outros. Durante onze dias, o Riocentro sedia a festa da cultura, da literatura e da educação. Nos espaços dedicados às atrações, o público pode participar de debates, bate-papos com personalidades e escritores, além das atividades culturais que promovem a leitura.
Entre as diversas atrações, a escritora luso-brasileira Renata Goulart participa de tarde de autógrafos da obra infantil “Conte-me uma história antes que eu aprenda a ler” em 10 de setembro às 13h, no estande da Chiado Editora.
O acesso ao evento se dará através da compra de ingresso, por dia de evento. Cada ingresso é válido para 1 (uma) entrada em 1 (um) dia de evento. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente através da compra online, pelos pontos de venda ou nos dias de evento, diretamente nas bilheterias do Riocentro.
SERVIÇOS:
18ª Bienal Internacional do Livro Rio
31 de agosto a 10 de Setembro de 2017
Mais informações: https://www.bienaldolivro.com.br