Da Redação
O Museu da Língua Portuguesa em São Paulo celebra o centenário de José Saramago ao longo de todo o ano de 2022. As atividades incluem uma exposição temporária, bate-papos virtuais sobre os principais livros do escritor português e cursos para professores sobre a obra infantil do vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. A programação acontece por meio da parceria do Museu com a Fundação José Saramago, de Portugal, e a editora Companhia das Letras.
As homenagens a Saramago iniciam neste mês de março com a Jornada Saramago 100 Anos, que promoverá encontros virtuais nos quais escritores contemporâneos vão falar sobre alguns dos principais livros do autor.
Na estreia, no dia 10, o convidado foi Julián Fuks, comentando “Ensaio Sobre a Cegueira”. A transmissão das lives acontece simultaneamente pelo YouTube e o Facebook da Companhia das Letras e do Museu da Língua Portuguesa.
Leyla Perrone-Moisés, Andréa del Fuego e Jeferson Tenório são outros autores que participam da atividade, discutindo questões de livros como “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” e “A Jangada de Pedra”. Vale também mencionar a participação da jornalista Pilar del Río, viúva de Saramago, que conversa com o também jornalista Ricardo Viel sobre o pensamento humanista do marido, no próximo dia 28.
Já o Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa prepara ações tendo como guia as obras infantis de Saramago. Um curso, que visa fazer com que professores incentivem a leitura de livros do autor português, será oferecido em abril de maneira virtual.
No dia 5 de maio será inaugurada a mostra temporária Ocupação Saramago, que ficará em cartaz no saguão B do Museu da Língua Portuguesa. Com entrada gratuita, a exposição terá como fio condutor “O Conto da Ilha Desconhecida”, um dos principais trabalhos voltados para o público infantil do escritor português. A ideia é aproximar, por meio de uma experiência cenográfica imersiva, a rica criação do autor lusófono a um público não familiarizado com o Saramago.
Entre maio e novembro, outros escritores terão a oportunidade, ainda, de falar sobre a influência de José Saramago em suas respectivas carreiras. Nos encontros intitulados Legados Saramaguianos, eles vão debater a ficção contemporânea, salientando a herança literária deixada pelo escritor português.
A programação se une ao conteúdo da exposição principal do Museu da Língua Portuguesa, que, em instalações como o Nós da Língua, aborda a obra de José Saramago. Nascido em 1922, o autor português morreu aos 87 anos, em 2010.
SERVIÇO
Mais da Jornada Saramago
16/3 – Leyla Perrone-Moisés – Um sobrevoo da obra de Saramago *
24/3 – Andréa del Fuego faz leitura acompanhada sobre “O Evangelho Segundo Jesus Cristo
28/3 – Pilar del Río conversa com Ricardo Viel sobre o pensamento humanista de Saramago
31/3, Jeferson Tenório fala sobre “A Jangada de Pedra”
Às 19h, no Facebook e no YouTube do Museu da Língua Portuguesa e da Companhia das Letras; * no dia 16/3, a live começa às 17h
Ocupação José Saramago
Entre maio e junho
Grátis
Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Legados Saramaguianos
Entre maio e novembro
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até as 18h)
R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia)
Grátis aos sábados
Grátis para crianças até 7 anos
Ingressos na bilheteria e pela internet