Da Redação
Com reinauguração marcada para 31 de maio de 2014, o Museu da Imigração em São Paulo, antiga Hospedaria dos Imigrantes, reabre suas instalações com novo plano museológico e exposição de longa duração.
Para o evento de reabertura, além da solenidade de reinauguração no período da manhã, a programação do dia segue com apresentações teatrais, de dança e música das comunidades de imigrantes e descendentes.
O Museu contará também com o Acessa SP, programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, que disponibilizará oito estações com computadores para acesso gratuito e livre à internet.
A Maria Fumaça, gerida pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, permanece com saídas regulares e pagas.
Em destaque entre as novidades do MI, está a exposição de longa duração que, em oito módulos, conta por meio de documentos, fotos, vídeos, depoimentos e objetos, como o processo migratório é um fenômeno permanente na história da humanidade. Apresenta ainda, um panorama da grande imigração ocorrida nos séculos XIX e XX, abordando o início das políticas imigratórias do país e detalhando o cotidiano da Hospedaria de Imigrantes. O público encontra também
espaços de imersão – como uma sala que recria um amplo dormitório da antiga Hospedaria, com projeções em grande escala de trechos de cartas e trilha sonora especial.
O prédio, tombado pelo Conpresp e pelo Condephaat, passou pelo primeiro restauro completo desde que teve sua construção finalizada, em 1888. Sediado no edifício da antiga Hospedaria do Brás – patrimônio público e importante ícone da história do Estado e da cidade de São Paulo – o Museu da Imigração retoma as atividades com o objetivo de compreender e refletir o processo migratório a partir da história das 2,5 milhões de pessoas, de mais de 70 nacionalidades, que passaram pelo prédio entre os anos de 1887 e 1978.
Um show de Arnaldo Antunes encerra as atividades da data. Toda a programação é gratuita. Mais informações: (11) 2692-1866.
Festa do Imigrante
Durante o mês de abril, aconteceu a gravação do vídeo de divulgação da 19ª Festa do Imigrante. Mais de 120 pessoas de comunidades parceiras do MI compareceram com trajes e objetos típicos, incluindo o grupo madeirense de folclore da Casa da Madeira de São Paulo.
“Nosso grupo participará da festa do Imigrante e nesse contexto fizemos parte da produção do vídeo promocional” diz o Pedro José Sardinha Gonçalves, atual ensaiador do grupo Folclore Etnografia Região Autônoma da Madeira, da Casa Ilha da Madeira.
O grupo infanto juvenil participa do evento nos dias 20, 26 e 27 de julho com as barracas de Culinária, Artesanato e com Oficinas Culturais, e apresenta seu folclore no dia 20 de julho.
No dia 20/07 às 13h terá a Oficina Cultural – Temperos do Mundo com a apresentação de um prato madeirense. No dia 26/07 é a Oficina Cultural – Dança com a apresentação de uma dança típica madeirense. E dia 27/07 é a Oficina Cultura – Artesanato com a apresentação do Bordado da Madeira.
Confira o vídeo do Museu da Imigração com a participação de folcloristas portugueses, sobre a 19ª Festa do Imigrante, aqui: http://youtu.be/w7-9DOUgo8M.