Por Ronaldo Andrade
Para Mundo Lusíada
Com a realização de missa solene, presidida por Dom Jacyr Francisco Braido, bispo diocesano de Santos, foi reaberto no último dia 14 o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, localizado no Centro Histórico da cidade, após reforma iniciada em janeiro de 2009.
Passaram por intervenções itens como o piso e a cobertura, além das instalações elétricas e hidráulicas, sendo que o altar, o púlpito e o sino continuam com as características originais. O velário, devido à segurança, fica agora na parte externa.
Para o pároco José Myalil Paul, da Catedral de Santos, responsável pelo santuário, a reforma se reveste de importância devido aos aspectos histórico, religioso e turístico, “pois se trata de uma das igrejas mais antigas do país, além de ser a Padroeira da cidade. Considero a reforma também como uma realização pessoal”, declarou.
Para celebrar a data, no evento também foram lançados, pelo Ministério das Comunicações e pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, dois selos comemorativos e um carimbo postal.
Santuário
O Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat se localiza a 157 metros do nível do mar, oferecendo uma bonita e ampla visão da cidade.
A construção da capela foi realizada entre 1599 e 1609, sendo que o acesso pode ser feito pelo bondinho, que funciona sobre trilhos em sistema funicular, ou pela escadaria, que possui 415 degraus e 14 nichos com representações da Via Sacra. A festa da Padroeira é comemorada em 8 de setembro.
Endereço: Praça Correia de Mello, nº 33, Centro Histórico. Telefone (13) 3221-5665.
Informações: www.turismosantos.com.br
RONALDO ANDRADE
Técnico em Turismo, jornalista e pós-graduado em Política e Relações Internacionais pela FESP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo).