Olá, amigos e amigas do trade!
O governo federal determinou o aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras para compras com cartão de crédito no exterior, de 2,38% para 6,38%, previsto para entrar em vigor no final de abril.
De acordo com a Receita Federal, a elevação do tributo é para compensar as perdas de arrecadação devido à correção da tabela do Imposto de Renda, em 4,5%. Ainda segundo o órgão, com essa renúncia o governo não arrecadará neste ano cerca de R$ 1,6 bilhão, enquanto que o aumento do IOF em 2011 possa gerar ao governo aproximadamente de R$ 800 milhões.
A medida também serve para tentar fortalecer o valor de mercado dos produtos nacionais, já que a valorização do real frente ao dólar facilita a compra de mercadorias importadas.
Essa resolução, provavelmente, fará com que muitos brasileiros deixem de usar o cartão de crédito e pague suas contas no exterior em dinheiro vivo, gerando preocupação em relação à segurança, além do desconforto de carregar grandes quantias. Como alternativa, é possível utilizar o traveler check, pois a sua compra tem uma alíquota de 0,38%, assim como para a aquisição de dólares.
Tanto para os brasileiros que viajam ao exterior, movimentando o mercado turístico, assim como para o fortalecimento e proteção da indústria brasileira, é necessário que empresários dos respectivos setores, juntamente com o governo e sociedade, tentem encontrar o equilíbrio para que todos os setores envolvidos possam auferir lucros de forma sustentável, o que a diminuição da carga tributária certamente ajudaria.
Exposição de fotos, mostra de carros antigos e música agitam o Centro Histórico de Santos
O Centro Histórico de Santos teve um dia movimentado em 27 de março, quando foi organizada variada programação cultural na Rua XV de Novembro, com exposição de fotos, mostra de carros antigos e música brasileira.
A exposição fotográfica Trilogia das Cores de Santos: Dourado, Azul e Cinza, exibiu a cidade vista a partir dessas três tonalidades, em diferentes ângulos e olhares. As fotos que faziam parte da mostra são de 18 repórteres fotográficos de veículos de comunicação da região: Alberto Ferreira, Alberto Marques, Alexsander Ferraz, Davi Ribeiro, Edison Baraçal, Fernanda Luz, Fred Casagrande, Guilherme Dionizio, Irandy Ribas, Luigi Bongiovanni, Marcelo Justo, Nirley Sena, Paulo Freitas, Re Sarmento, Rogério Soares, Stefan Lambauer, Tadeu Nascimento e Vanessa Rodrigues.
Na mostra de carros, promovida pelo Clube dos Automóveis Antigos, o público pôde poderá admirar relíquias dos anos 20, 30, 40 e 50. Na parte musical houve apresentação musical do Choro de Bolso, com os músicos Marcos Canduta e Débora Gozzoli.
O evento, organizado pelo restaurante Quinta da XV, teve o apoio da Setur (Secretaria de Turismo), CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) (CET), do Dear-RCH (Departamento da Administração Regional do Centro Histórico) e do Clube dos Automóveis Antigos.
RONALDO ANDRADE
Técnico em Turismo, jornalista e pós-graduado em Política e Relações Internacionais pela FESP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo).