Portugal será o grande destaque na Assembléia paulista em abril.
Da Redação
Por iniciativa do escritor José Verdasca dos Santos, o jornal Mundo Lusíada vai receber mais uma homenagem na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo no dia 25 de abril às 20 horas. O evento será em comemoração ao “achamento” do Brasil, aos 400 anos do padre Antônio Vieira, 200 anos da Corte, 100 anos da imigração japonesa no Brasil e ainda ao 25 de Abril, que, em Portugal representa a “liberdade”.
A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (parlamento que representa mais de 40 milhões de paulistas), vai promover Sessão Solene pelos eventos-título, e prestar homenagem às comunidades: portuguesa, italiana e japonesa, as três maiores colônias estrangeiras do Estado de São Paulo, e que mais contribuíram para o desenvolvimento e progresso deste que é o símbolo e motor do desenvolvimento deste país. Honra, assim, a chegada de Cabral a 22 de abril de 1500, o nascimento de Antônio Vieira a 6 de fevereiro de 1608, a chegada do Príncipe Dom João e de sua corte e a chegada da primeira leva de imigrantes japoneses em 1908.
A sessão solene terá como Orador Oficial José Verdasca, como convidados especiais o Embaixador de Portugal no Brasil, e os Cônsules Gerais de Portugal, Itália e Japão, além de Dom Bertrand de Orleans e Bragança e personalidades dos três países homenageados.
Três veículos de comunicação social (além de algumas personalidades), serão distinguidos com o Diploma de Honra ao Mérito da Assembléia Legislativa, na pessoa de seus dirigentes: Dom Antônio Maria Mucciolo, Arcebispo Emérito de Botucatu e Presidente da Redevida de televisão. Casimiro Martins Rodrigues, presidente do portal “Portugal Club”. E Odair Sene, editor do Jornal “Mundo Lusíada”.
Após a sessão solene, encerram o evento apresentações folclóricas dos três países, do rancho folclórico da Casa da Ilha da Madeira de São Paulo, representando Portugal, e comemorando ainda os 500 anos da fundação da cidade do Funchal, capital da Região Autônoma da Madeira.
A entrada é franca, e a organização conta com a presença dos "bons portugueses" nesta homenagem.