Por Bete Carneiro
Chegamos numa semana mágica, a semana do Natal, e para finalizar este ano o qual foi maravilhoso estar com vocês, dedico este texto a todos leitores e leitoras e a toda equipe Mundo Lusíada.
“Um chef de cozinha encheu três panelas com água e colocou cada uma em fogo alto. Em uma delas ele colocou cenouras, numa outra, ovos e na última, pó de café.
Cerca de 20 minutos depois ele apagou o fogo, pegou os ovos e colocou num pote, pegou as cenouras e colocou num prato, pegou o café e colocou numa xícara:
– as cenouras estavam macias ….
– os ovos endurecera ….
– e o café ….
Então ele observou, todos eles haviam enfrentado a mesma adversidade, a água fervendo, mas cada um reagiu de maneira diferente!
A cenoura quando foram colocadas na água, eram firmes e inflexíveis, mais depois de terem sido submetidas à fervura, amoleceram, tornaram-se frágeis.
Quando os ovos foram colocados na água, eles eram frágeis, sua casca fina protegia seu interior que era líquido, mas depois de ter sido fervidos, seu interior tornou-se mais firme, endurecido.
Com o pó de café contudo foi diferente, depois de ter sido levado junto a água ao fogo, ele se transformou!
Qual desses três elementos você é quando a adversidade vem ao seu encontro? Você é cenoura, ovo ou pó de café?
Você é como a cenoura que parece forte, mas que diante da adversidade murcha, torna-se frágil e perde a força.
Você é como o ovo, que possui um interior maleável, um espírito fluído, mas que diante da adversidade, torna-se endurecido?
Você é como o pó de café? O café muda a água fervente, um elemento que lhe causa dor, quando a água chega ao ponto máximo de sua fervura, extraio máximo do seu sabor e aroma!
Que você seja como o pó de café…
Que diante de uma dificuldade você seja capaz de reagir de forma positiva para poder transformá-la sem se deixar vencer pelas circunstâncias….
Que haja sabedoria nos seus momentos mais difíceis, para que você possa espalhar e irradiar o “Doce Aroma do Café”!
E quando lhe convidarem para tomar um café, lembre-se dessa comparação, procure ser café, usando a hostilidade para modificar o sabor da vida com um aroma especial.”
Feliz Natal e um 2013 muito abençoado.
Pernil caramelado com melado e rapadura
4 kg de pernil
1 maço de cheiro verde
1 litro de vinho branco seco
Sal e pimenta do reino a gosto
Páprica doce a gosto
Lemon Pepper a gosto
1 folha de loura
Pimenta em grão a gosto
5 dentes de alho
1 cebola pequena
1 copo americano de óleo de soja
Melado e Rapadura a gosto
Preparo:
- Levar ao liquidificador: o óleo, o cheiro verde, párica, pimento moída, páprica, lemon pepper, alho e cebola. Bata tudo e depois misture sem bater: pimentas em grão, folha de louro, o vinho e o sal.
- Fure o pernil e regue com esta marinada de um dia para o outro.
- Leve para com a marinada e coberto com papel alumínio para o forno até assar.
- Tire o papel alumínio e pincele o melado e jogue as raspas de rapadura e volte ao forno para caramelar em 200ºC.
- Bom apetite!!
Bete Carneiro
Consultora Gastronômica, que inicia a coluna “Mundo Gastronômico” falando sobre gastronomia e sua história, no Mundo Lusíada Online. Site: http://www.doceepimentagastronomia.com.br/