Mundial: Técnico de Marrocos quer que time não deixe Ronaldo ser “excepcional”

Da Redação
Com Lusa

O técnico de Marrocos, Hervé Renard, confessou que um dos planos da sua equipe para o jogo desta quarta feira, com Portugal, do Mundial2018 de futebol, passa por não deixar que Cristiano Ronaldo “seja excepcional”.

“Já foi tudo dito em relação ao Cristiano Ronaldo, não há nada a acrescentar. Mesmo se criarmos um plano para o parar, ele vai conseguir uma saída. É um jogador excepcional, e talvez esta palavra não seja suficiente para ele, mas teremos de fazer que neste jogo seja menos excepcional”, garantiu, na antevisão do encontro da segunda jornada do Grupo B.

O técnico da formação africana reconheceu, ainda assim, que não será possível a sua equipa focar-se apenas no capitão de Portugal, ressaltado a qualidade dos restantes jogadores lusos, lembrando a final do Campeonato da Europa.

“Se pusermos três jogadores em cima do Cristiano Ronaldo, como faremos para marcar os outros? É uma equipa com tanta qualidade ofensiva, que, mesmo na final do campeonato da Europa, sem o Cristiano, fez a diferença”, lembrou.

Mesmo com os elogios à formação portuguesa, Hervé Renard garantiu que Marrocos “não vai entrar em campo derrotado”, garantindo um conjunto “pronta para defrontar a campeão da Europa”.

“É uma oportunidade excepcional para defrontar jogadores de grande nível, o que nos permite também avaliar a nossa qualidade. Temos de estar além de 100 por cento, e prontos psicologicamente, esquecendo o que aconteceu há cinco dias (derrota com o Irão por 1-0, na estreia)”.

Questionado sobre a estratégia que está a preparar para este duelo com Portugal, o selecionador marroquino considerou que será algo que pode ser adaptado ao longo do jogo.

“Temos as coisas bem estudadas, mas é algo que poderá ser alterado pela forma como o jogo correr ou pelos golos que surgirem. Temos de ser mais compactos e melhores que o habitual, porque há mais de dois anos e meio que não competimos frente a uma equipa tão boa”, vincou Hervé Renard.

Portugal no “melhor nível”

O técnico português, Fernando Santos, considerou que a equipe das ‘quinas’ só vencerá Marrocos, se estiver ao seu “melhor nível”. “Basta jogar ao seu melhor nível, como fez no campeonato da Europa a todos os níveis do jogo. Se fizermos isso, com mais ou menos dificuldades, acredito que vamos ganhar”.

Depois da estreia com um empate a três com a Espanha, o técnico negou qualquer excesso de confiança, recordando que “o que trouxe Portugal até aqui, que levou a ser campeão da Europa, foi o enorme respeito por todos os adversários”.

“Portugal assume as suas capacidades, mas também sempre disse que a fórmula que nos levou a vencer foi o respeito e humildade, independentemente do nome da seleção e pais que enfrenta. Temos de ser iguais a nós próprios, altamente competitivos, uma equipa capaz de lutar e sofrer e fazer coisas boas para ganhar os jogos”, reforçou.

Fernando Santos relevou a insinuação de Marrocos de que vai apresentar um futebol mais intenso, propício ao choque, recordando que o opositor norte-africano é bastante mais do que isso.

“É uma equipe que, na realidade, disputa o jogo no seu limite, coloca toda a sua intensidade em campo. Obviamente, temos de responder. Mais importante, é impor as nossas qualidades. Temos de dar tudo o que temos, em termos de organização, concentração, paixão, determinação e, se respondermos sempre dessa forma, e formos intensos, ficamos mais próximos de triunfar”, vincou.

O luso garante que os seus pupilos estão “preparados” para os desafios que serão colocados pela “excelente” formação de Marrocos, “uma das melhores equipes de África, com um treinador muito experiente (Hervé Renard)”.

“Têm atletas que na sua maioria atuam em campeonatos europeus. Um conjunto muito bem organizado, com jogadores que conhecem muito bem o jogo em termos técnicos e táticos, rápidos e com qualidades técnicas muito, muito boas”, completou.

O técnico da formação das ‘quinas’ revelou que o grupo analisou as coisas boas e menos boas realizadas no empate com a Espanha, em Sochi, esperando que já possa exibir essa evolução no Estádio Luzhniki, em Moscou. “Portugal tem capacidade para fazer melhor do que fez com Espanha”, admitiu.

Portugal defronta quarta-feira Marrocos, em partida da segunda jornada do grupo B do Mundial de 2018, agendada para as 15:00 locais (13:00 em Lisboa), no Estádio Luzhniki, em Moscovo, e que terá arbitragem do norte-americano Mark Geiger.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »