Da Redação
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura, homenageia a trajetória de cerca de 2,5 milhões de imigrantes e migrantes que escolheram viver em São Paulo. Desde 7 de maio, a estação Júlio Prestes (Linha 8-Diamante) abriga parte do acervo do Museu da Imigração do Estado de São Paulo com a exposição “Viagem, sonho e destino”.
Por meio de depoimentos e fotos do acervo da instituição e do Arquivo Público do Estado de São Paulo, a mostra narra os desafios enfrentados pela mudança e adaptação ao futuro desconhecido, e revela o funcionamento e os serviços da Hospedaria de Imigrantes do Brás, que recebeu e acolheu mais de 70 etnias durante os seus 91 anos de funcionamento.
A exposição estará aberta até 14 de junho e será divida em três módulos. A primeira parte da mostra descreve a rota percorrida, depois da longa e cansativa viagem de navio, que desembarcava no Porto de Santos. A subida pela Serra do Mar é narrada por meio das imagens do acervo e depoimentos que pertencem ao projeto de história oral do Museu da Imigração. Os visitantes podem ainda conhecer os processos migratórios, apresentados de maneira lúdica e informativa, por meio de uma tela de projeção em formato de globo.
O foco do segundo momento da exposição está reservado à histórica Hospedaria de Imigrantes do Brás. Uma maquete eletrônica interativa permite ao público identificar os setores que compunham as edificações e acompanhar o dia-a-dia da Hospedaria, desde a fundação. Depoimentos em áudio ou vídeo contam a experiência vivida pelos moradores.
O último bloco da exposição apresenta o vídeo institucional do Museu da Imigração. Por meio de dois terminais, os visitantes podem consultar projetos, como o Memória da Imigração, que integra um banco de dados e o acervo digital do Museu, além de documentos pertencentes ao Arquivo Público do Estado de São Paulo, que contabilizam, no total, mais de 250 mil imagens para consulta e download gratuito.
O novo Museu da Imigração do Estado de São Paulo herda do Memorial do Imigrante toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do Estado.
Agora, a instituição da Secretaria de Estado da Cultura, está em processo de restauro das edificações. Durante o período de obras, visando garantir a segurança do acervo e a continuidade dos serviços públicos prestados (emissão de certidões e atestados), os acervos da instituição foram transferidos temporariamente para outras instalações.
Porém pela internet ainda é possível fazer consultas no acervo do Memorial do Imigrante em São Paulo, como documentações, através do site http://www.arquivoestado.sp.gov.br/imigracao, e www.museudaimigracao.org.br.
Serviço
Exposição “Viagem, Sonho e Destino”
Data: 07/05 a 14/06
Local: Estação Júlio Prestes – Praça Júlio Prestes, 148 – Campos Elíseos – São Paulo