Mostra de arte com azulejos portugueses retrata Amália Rodrigues e Elis Regina

Azulejo_AmaliaRodrigues

Mundo Lusíada

O artista plástico português Aires Fumega apresenta no Brasil, nos meses de Abril e Maio, um ambicioso projeto: juntar a secular arte dos azulejos portugueses num mosaico que retratará duas divas da música portuguesa e brasileira, com seis obras de Amália Rodrigues e seis de Elis Regina.

A Atlas Violeta, uma associação cultural portuguesa, representada pela Diretora do departamento de intercâmbio internacional, Cristina Bernardini, organiza em conjunto de parceiros brasileiros três exposições e um curso sobre azulejos em território brasileiro, que terão o artista plástico português Aires Fumega como protagonista.

As três edições da “Exposição Amália Rodrigues e Elis Regina – Mulheres para sempre” estão previstas, respectivamente, para cidades do nordeste brasileiro: Aracaju entre 12 e 18 de Abril, em Recife, entre 20 e 29 de Abril e no Gabinete Português de Leitura de Salvador, entre 30 de Abril e 11 de Maio.

Também está agendado um curso de formação sobre a arte, a história e as técnicas dos azulejos portugueses nas suas múltiplas vertentes, dada pelo próprio artista plástico. Estará também em destaque, nesta oficina teórica e prática, a expansão dos azulejos e da calçada portuguesa para os países lusófonos, nomeadamente o Brasil.

Em Aracaju, acontece dia 15 de Abril as 17h00, a Convite Secretaria Municipal de Turismo de Laranjeiras e Secretaria Municipal de Cultura de Laranjeiras (SE) em nome do presidente Evanílson Andrade Calazans e parceria com a Sinha Preta, na sede da oficina Escola de Laranjeiras (Rua Getúlio Vargas em Laranjeiras – Sergipe) e decorre até 21 de Abril.

Em Olinda, dia 22 a inauguração as 17h, em Parceria com o Atelier Multicultura inserido nas comemorações do 25 de Abril a Exposição será no Palácio do Governo, e decorre até 29 de Abril. Já Salvador recebe a última exposição do projeto no dia 30 de Abril as 16h30, no Gabinete Português de Leitura, até 11 de Maio.

Nascida da iniciativa de um conjunto de amigos portugueses e brasileiros, ligados a várias atividades artísticas, a Atlas Violeta é uma Associação cultural que visa estabelecer parcerias e intercâmbios entre os agentes do universo da língua portuguesa. Neste sentido, o projeto dá visibilidade a um trabalho do consagrado artista plástico português que venceu o “prêmio de melhor artista do ano 2014”, atribuído pelo meio de comunicação “Vila Verde em Notícia”, e já participou em várias exposições coletivas internacionais como a ocorrida, em Outubro, no prestigiado Carroussel du Louvre, em Paris.

Além de reunir a ancestral arte dos azulejos e da calçada portuguesa a dois mitos da música brasileira e portuguesa. Este encontro de culturas é um pretexto para fortalecer as relações culturais luso-brasileiras, segundo a organização.

SERVIÇO
Exposição Amália Rodrigues e Elis Regina – Mulheres para sempre

Aracajú – 15 de Abril até 21 de Abril
Escola de Laranjeiras – Rua Getúlio Vargas em Laranjeiras – Sergipe

Olinda – 22 de Abril até 29 de Abril
Palácio do Governo – Rua de São Bento, 123 – Varadouro

Salvador – 30 de Abril até 11 de Maio
Gabinete Português de Leitura – Praça da Piedade – Dois de Julho, Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *