Moçambique recebe doações de alimentos do Brasil e da Espanha

Mais de 83 mil vítimas das cheias, no país africano, devem ser beneficiadas; transporte será feito com financiamento da Espanha.

Por Joyce de Pina
Rádio ONU em Nova York 

O Programa Mundial de Alimentos, PMA, em Moçambique, agradeceu a doação de mais de 2,2 mil toneladas de arroz e feijão do Brasil. O país também enviou uma nota de agradecimento à Espanha pela quantia equivalente a mais de R$ 2 milhõespara despesas de transporte da ajuda alimentar.

De acordo com o PMA, o arroz e o feijão vão ajudar a melhorar a segurança alimentar de cerca de 64,3 mil famílias moçambicanas em situação vulnerável, a residirem nas zonas do país afetadas pelas inundações e secas.

O ministro do Itamaraty, encarregado de Negócios do Brasil em Maputo, Nei Bitencourt, disse que a doação do governo reflete o sentimento de solidariedade e fraternidde dos brasileiros para com os moçambicanos. A doação permitirá ao PMA reabastecer os estoques de alimentos no país. A agência utiliza esses alimentos nas operações de socorro e recuperação. O PMA deve distribuir ajuda alimentar a mais de 83 mil pessoas nas províncias da Zambézia e Maputo. Elas foram vítimas da tempestade tropical Dando e do ciclone Funso, que atingiram Moçambique no mês passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *