Da Redação com Lusa
O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, visita Angola de 12 a 13 deste mês, para o reforço da cooperação, informou, em Luanda, o embaixador português Francisco Alegre.
O diplomata português fez o anúncio no final de uma audiência com o Presidente de Angola, João Lourenço, que recebeu igualmente o presidente da comissão executiva da instituição bancária portuguesa Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo.
“É a primeira visita bilateral que efetua neste cargo e neste momento como embaixador de Portugal o meu foco é trabalhar para essa visita, dar-lhe conteúdo e dar sequência a esta prioridade no reforço do nosso relacionamento bilateral”, referiu.
Francisco Alegre referiu que quando apresentou as cartas credenciais foi-lhe lançado um repto pelo Presidente angolano no sentido de Portugal desempenhar um papel importante no processo de diversificação da economia de Angola.
Francisco Alegre disse que tem efetuado visitas a várias empresas portuguesas, não só do setor da construção e da distribuição, mas também as focadas na indústria.
“Empresas que criam muitos empregos de qualidade em Angola e para este robustecimento da presença econômica portuguesa em Angola e para conseguirmos atrair para aqui investimentos de empresas de referência portuguesa é também fundamental termos músculo financeiro (…), essa presença do maior banco português em Angola tem uma importância estratégica”, salientou, referindo-se à Caixa Geral de Depósitos.