Missão Brasileira na Web Summit Lisboa visitou empreendedores em Portugal

O CEO Dr. Luciano Montenegro Menezes, do World Trade Center Lisboa fala ao Mundo Lusíada sobre negócios em Portugal, investimentos e empreendedorismo.

Por Elio Filho, de Lisboa
Com Mundo Lusíada

Durante os sete dias da missão organizada pela Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e pelas empresas NoGap Ventures e Atlantic Hub trouxe a Portugal empresários brasileiros que, além da presença na Web Summit em Lisboa, puderam visitar o novo e premiado edifício do World Trade Center Lisboa.

Apresentado pelo CEO Dr. Luciano Montenegro Menezes, os visitantes caminharam pelas obras do investimento imobiliário de muito sucesso, visualizando as três grandes torres que estão sendo construídas no município de Oeiras. Após a visita realizaram uma refeição, ou “experiência sensorial”, além de visita guiada à Villa Oeiras, levando os participantes a conhecer o sabor e a história do chamado vinho generoso de Carcavelos.

A “Missão Web Summit Lisboa 2021” uniu negócios, tecnologia e inovação que vai conectar startups e empresários brasileiros com o ecossistema empreendedor de Portugal.

Aproveitando essa breve visita, o advogado e consultor Dr. Elio Filho, CEO da LusoBR Consulting Portugal que realiza negócios e investimentos entre brasileiros, europeus e norte-americanos, aproveitou a oportunidade para contatar o CEO do Grupo World Trade Center Lisboa Business Club que respondeu questões, deu dicas, sugestões e conselhos para quem pensa em empreender fora do Brasil, especialmente em Portugal.

Ao Mundo Lusíada, Luciano Montenegro Menezes explicou porquê escolheu Portugal para investir em um projeto que inclui a nova e magnífica base do World Trade Center.

“Faço parte do Board do World Trade Center mundial já há mais de 5 anos e quando vimos que Portugal era um dos poucos países na Europa onde não existia um World Trade Center percebemos a oportunidade e comprei a marca para Lisboa. Diante disso comecei frequentemente a viajar para Portugal em busca de investidores e incorporadores que aceitassem o conceito e a ideia em si. A partir dai foi estabelecida a parceria com o Grupo FVC e a concretização do empreendimento imobiliário, assim foi o primeiro passo para a formação de todo ecossistema WTC Lisboa”.

Além da inegável importância da visita dos empresários à Web Summit, Luciano Montenegro falou sobre esse recente ambiente de negócios que nasceu devido à vinda de muitos brasileiros e outros estrangeiros para viver e empreender em Portugal, como algo “importantíssimo”, completando que: “o Brasil é um país pouco internacionalizado comparado com outros países tanto da Europa quanto da Ásia e movimentos como esse desmistificam e ajudam o empreendedorismo de forma geral. Obviamente por ser um país de diversas culturas e dimensões continentais, faz com que o brasileiro antes de internacionalizar, busque outro estado dentro do Brasil mesmo, um grande engano, deveria sim vender em dólar ou Euro”.

Sobre o “colossal” projeto World Trade Center Lisboa e os tipos de serviços e negócios que se pretende conectar internacionalmente, o empresário explicou que o WTC Lisboa possui 70 mil metros quadrados de construção que contém áreas de escritórios, varejo, hotel e um supermercado. “No mundo são 330 WTCs espalhados em 92 países, a maior rede empresarial do mundo com mais de 700 mil empresas conectadas nos diversos WTCs, um por cidade”.

A mudança de vida e de paradigmas também foi assunto porque é sempre um fator de angústia e dúvidas para empresários brasileiros que gostariam de estender suas atividades para fora do Brasil e mesmo de Portugal para outros países.

Sobre isso Luciano conta com sua experiência para dar conselhos sobre os primeiros passos a serem tomados. “Muita coragem, resiliência, e principalmente planejamento estruturado. Converse com quem já fez o processo, quem já conseguiu chegar lá e também quem não conseguiu e o motivo. Cada segmento, cada negócio tem sua cronologia e seu mercado. Entender como funciona e como fazer negócio com a cultura de Portugal de forma continua sem um ‘tiro curto’ faz toda a diferença”, disse.

O CEO do WTC falou da expectativa de vida em Lisboa, sobre qualidade de vida, segurança, enfim, o que o empreendedor vai encontrar em Portugal, incluindo a expectativa de um ambiente revitalizado, além de vantagens e desvantagens desse ecossistema de negócios nascente.

“Portugal está inserido na Europa, vai encontrar uma vida diferente do Brasil que aparentemente parece ser igual pela língua mas não é. Já morei nos Estados Unidos e apesar de termos uma conexão com Portugal temos muito dos costumes dos Estados Unidos como a forma de fazer negócio, além de outros detalhes”.

Portugal representa para o brasileiro empreendedor, a porta de entrada para a Europa, ao mesmo tempo que o Brasil é um portão de negócios para a América Latina. Assim também a “lusofonia” é uma ponte de negócios importantíssima entre União Européia e Mercosul. Neste sentido, a lusofonia pode representar a ligação e este “link” com a Europa poderia ser melhor desenvolvido e melhor explorado – bilateralmente, segundo entende o CEO do WTC.

“Temos uma chance enorme de sermos protagonistas nessas relações com os países da América Latina e vice verso para Portugal e Europa, mas isso apenas será possível, se a agenda empresarial e política focar na internacionalização das empresas de forma geral, isso deve virar uma agenda prioritária do governo pois junto com essa agenda vem uma melhor educação, cultura e consequentemente os benefícios de saúde e infra-estrutura através de investimentos estrangeiros”, disse.

O entrevistado encerrou suas análises com agradecimentos e incentivo para quem pretende empreender em Portugal. “Deixo aqui meu incentivo àqueles que querem buscar alternativas de novos mercados. Foco, determinação e vontade certamente chegará ao sucesso”, encerrou o Dr. Luciano Montenegro Menezes, CEO do World Trade Center Lisboa.

Dr. Elio Filho
Advogado e consultor de investimentos luso-brasileiro, CEO da LusoBR Consulting Portugal que realiza negócios e investimentos entre brasileiros, europeus e norte-americanos, mora em Portugal e colabora esporadicamente com o Mundo Lusíada.
www.facebook.com/lusobrconsulting
email [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *