Da Redação
Em 1º de dezembro, terça-feira às 19h30, acontece o lançamento do CD-Livro Antonio Vieira: Do Tejo Ao Amazonas no MIS – Museu da Imagem e do Som com a apresentação da obra musical concebida por Anna Maria Kieffer a partir de excertos de 6 sermões do Padre Antonio Vieira.
A obra, com cerca de 60 minutos de duração, foi composta para um ator-recitante (Luís Lima Barreto), três cantores solistas (Anna Maria Kieffer, mezzo-soprano, Alessandro Greccho, tenor e Eduardo Janho-Abumrad, baixo), coro masculino, coro misto (Coro de Câmara da UNESP) sob regência de Vitor Gabriel, percussão (ElsonLeonidas) e música eletroacústica (Vanderlei Lucentini).
Na obra, os trechos do texto original de Vieira são acompanhados e entremeados de música, incluindo adaptações de canto gregoriano, citações de música brasileira do período colonial, música tradicional indígena além de cantos compostos especialmente para os personagens que Vieira cita e aos quais dá voz no corpo de seus sermões. Todas essas diferentes modalidades de expressão musical são mescladas à música eletroacústica composta por Vanderlei Lucentini, com o objetivo dar unidade à obra e propor uma leitura musical contemporânea dos textos de Vieira.
A concepção geral, a composição dos cantos e a direção musical é de Anna Maria Kieffer. A composição eletroacústica, de Vanderlei Lucentini. A adaptação dos gregorianos é de Vitor Gabriel. A proposta inicial, e a seleção dos trechos dos sermões, de Joaci Pereira Furtado.
Padre Antonio Vieira nasceu em Lisboa, em 1608, tendo vindo para o Brasil com a família aos seis anos de idade. Considerado pelo poeta Fernando Pessoa como “o imperador da língua portuguesa”, foi pregador, diplomata, político e uma das mais importantes e internacionais figuras luso-brasileiras do século 17. Viveu muitos anos no Brasil, em diversas ocasiões, no Pará, Maranhão, Ceará e na Bahia, onde redigiu os últimos sermões e faleceu em 1687.
O roteiro do CD formado por trechos de seis sermões e uma “pajelança final” segue uma trajetória que se inicia na Capela Real de Lisboa e termina às margens do rio Maranhão, na Bacia Amazônica. Entre eles está o sermão da Primeira Dominga do Advento, pregado na Capela Real no ano de 1650; e sermão do Espírito Santo, pregado na cidade de São Luís do Maranhão, na Igreja da Companhia de Jesus, em ocasião em que partia ao Rio das Amazonas uma grande missão dos mesmos religiosos (sem data, c. 1652-1661).
O ator português Luís Lima Barreto chega a São Paulo dia 28 de novembro para o lançamento do CD, onde recita os Sermões do Padre Antonio Vieira. Ator expressivo no teatro, Luís Barreto participou no cinema como ator nos filmes O Lugar do Morto (1984), de António Pedro Vasconcelos, Lisboa Cultural (1983), A Divina Comédia (1991), Vale Abraão (1993), Palavra e Utopia (2000), Quinto Império Ontem como Hoje (2004) e Singularidades de Uma Rapariga Loura (2009), de Manoel de Oliveira, O Mal (1999), de Alberto Seixas Santos, e Capitães de Abril (2000), de Maria de Medeiros.
Anna Maria Kieffer, cantora e musicóloga paulistana, dedica-se principalmente à música antiga do Brasil e à música contemporânea em geral, tendo participado como curadora, criadora e intérprete de importantes festivais no Brasil, Europa e Américas. É autora de trilhas sonoras para cinema e exposições. É associada ao Studio de Recherches et de Structurations Électroniques Auditives, em Bruxelas, e membro da Electronic Music Foundation (EMF), em Albany, Nova York. Tem vinte CDs e DVDs gravados.
O maestro Vitor Gabriel, professor e arranjador paulista, é mestre em história pela PUC-SP e doutor em história pela UNESP. Recebeu os prêmios APCA de melhor regente coral, em 1991 e, com a Associação Coral Schola Cantorum, o de melhor conjunto coral, em 1993. Fundador e regente do Brasilessentia Grupo Vocal, gravou com ele vários CDs de música colonial brasileira. Leciona, no Instituto de Artes da UNESP, as disciplinas canto coral, regência, laboratório de criação e música no Renascimento.
Vanderlei Lucentini é compositor paulista, trabalha com arte sonora, performance digital e espetáculos multimídia desde o início dos anos 1980. Estudou composição musical com Ernest Mahle e Conrado Silva, no Brasil, e com Charles Dodge e Jon Appleton, no Dartmouth College, EUA. Realizou pesquisas em performance e artemídia com Renato Cohen e Artur Matuck. Tem experiência nas áreas de música e mídias digitais, performanceart, arte telemática e electropera. É mestre e doutorando em estética e história da arte pelo PGHEA-USP.
Joaci Pereira Furtado, graduado em história pela Universidade Federal de Ouro Preto, é mestre e doutor em história social pela USP. Sua dissertação de mestrado – Uma república de leitores (Hucitec) – recebeu os prêmios Moinho Santista Juventude e Jabuti. Ex-editor de literatura e ensaio na Globo Livros e criador dos selos Tordesilhas e Tordesilhinhas, organizou edição das Cartas chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga (Companhia das Letras). Hoje é professor do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense.
Serviço:
Lançamento do CD-Livro Antonio Vieira: Do Tejo Ao Amazonas
Apresentação musical
Ator-recitante Luis Lima Barreto
Cantores: Anna Maria Kieffer, mezzo-soprano; Alessandro Greccho, tenor e Eduardo Janho-Abumrad, baixo
Vanderlei Lucentini, música eletroacústica
Coro – Regente Roberto Rodrigues
Elson Leonidas, percussão
Duração: 60 minutos.
Data: 1º de dezembro, terça-feira
19h30 abertura
20h00 apresentação ao vivo
20h40 lançamento do CD-livro com coquetel
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som
Avenida Europa, 158 Jardim Europa – São Paulo
Tel. (11) 2117-4777
Grátis
2 comentários em “MIS recebe lançamento do CD-Livro Antonio Vieira: Do Tejo Ao Amazonas”
bom dia, Senhor(a)
Estamos interessados na aquisição do CD e Livro Padre António Vieira do Tejo ao Amazonas, agradecemos que nos digam se é possível adquirir o livro.
Ficamoa a aguardar Com os melhores Cumprimentos
Manuel Bonjardim
DESEJO COMPRAR , COMO PROCEDER ? AGUARDO ABS LUIS COSTA