Da Redação
Com Lusa
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, vai encabeçar a lista do PS no círculo eleitoral fora da Europa, segundo a secretária-geral adjunta dos socialistas, Ana Catarina Mendes.
No círculo eleitoral fora da Europa, estão em disputa dois mandatos e o PS não elege aqui deputados desde as legislativas de 1999, perdendo normalmente por larga margem para o PSD concorrendo sozinho ou em coligação com o CDS-PP.
“O nosso ministro dos Negócios Estrangeiros fez um trabalho muito importante de proximidade junto das comunidades portuguesas. Este Governo, entre outras medidas com grande impacto, concretizou o recenseamento automático, aumentando os direitos de participação”, declarou à agência Lusa a secretária geral adjunta do PS.
Ana Catarina Mendes considerou depois que a candidatura de Augusto Santos Silva traduz a “importância” que os socialistas concedem às questões da diáspora e “vai seguramente prestigiar o PS, porque, enquanto ministro dos Negócios Estrangeiros, teve sempre uma ação de destaque no apoio às nossas comunidades espalhadas pelo mundo”.
Ainda no que respeita a Augusto Santos Silva, nas vezes em que foi candidato a deputado em anteriores eleições legislativas candidatou-se pelo círculo eleitoral do Porto, distrito de onde é natural.
Com a escolha do titular da pasta dos Negócios Estrangeiros para o círculo fora da Europa, a direção do PS quer apostar em tirar ao PSD um dos dois mandatos em disputa.
No círculo eleitoral da Europa, onde o PS sempre elegeu pelo menos um dos dois mandatos em disputa, Ana Catarina Mendes adiantou que o cabeça de lista será novamente o deputado socialista Paulo Pisco.
Nas eleições legislativas de 2015, no círculo da Europa, o PS elegeu um deputado e a coligação PSD/CDS o outro. Apenas em 1999, o resultado neste círculo foi diferente, com os socialistas a elegerem os dois mandatos em disputa.
PSD também lançou
Nos círculos da emigração, Carlos Gonçalves volta a encabeçar lista pela Europa, e José Cesário encabeça novamente a lista Fora da Europa, afirmou fonte do gabinete de comunicação do PSD, antes do arranque da reunião preparatória da campanha do PSD para as legislativas de outubro, em Condeixa-a-Nova, distrito de Coimbra.
Carlos Gonçalves foi secretário de Estado das Comunidades no Governo de Santana Lopes, e José Cesário, pela lista Fora da Europa, é deputado desde 1983, tendo sido secretário de Estado das Comunidades nos Governos de Santana Lopes, Durão Barroso e Passos Coelho.