Da Redação
Com Lusa
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, apontou a juventude e o desporto como “eixos indispensáveis” de qualquer governação e destacou o “belo caminho” que os países de língua portuguesa têm trilhado em conjunto naquelas áreas.
Falando na 10.ª Reunião da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Tiago Brandão Rodrigues sublinhou que, pela “primeira vez em mais de duas décadas, a Juventude e o Desporto integram, em Portugal, o portfólio do Ministério da Educação, ligando horizontalmente estes três vetores da governação que se autoalimentam e reforçando a ligação interministerial a áreas conexas como a cultura, a saúde, a habitação ou o emprego”.
“Juventude e desporto são eixos indispensáveis de qualquer política que se exija ser transversal socialmente, empoderadora civicamente e sustentável cronologicamente”, enfatizou.
Perante uma plateia com ministros ou representantes das áreas da Juventude e do Desporto de todos os países da CPLP, Tiago Brandão Rodrigues destacou o “belo caminho” que a Comunidade tem feito em conjunto naqueles dois eixos e apelou à continuidade e reforço dessas parcerias.
“Nas áreas da Juventude e do Desporto já fizemos, desde o Mindelo em 2007, um belo caminho juntos”, referiu, apontando como “muito significativo” que em cima da mesa desta conferência esteja a dotação “de meios adicionais” para “robustecer” a ação comum”.
Para o ministro, o “empoderamento dos jovens tem de ser um dos pilares mais importantes na tomada de decisão dos governos”.
“O empoderamento não é, de todo, e muito menos em português, uma palavra gasta ou vaga. Ela aponta, antes, num sentido muito claro: o da criação de condições de emancipação dos nossos jovens e de adoção de estilos de vida saudáveis pelos nossos cidadãos. Não para que façam o que deles esperamos, mas para que vão além e nos desafiem, fazendo aquilo que nos surpreende”, disse ainda Tiago Brandão Rodrigues.
Do programa do evento, constou o encerramento da VIII Bienal de Jovens Criadores da CPLP, que decorreu em Vila Nova de Cerveira.
A CPLP é composta por Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.