Da Redação
A Universidade Católica de Pernambuco concedeu, na tarde desta quinta-feira (25), o título de Doutor Honoris Causa ao Cardeal português Dom José Tolentino de Mendonça. Professor visitante da Católica, Dom Tolentino é poeta, ensaísta, filósofo e teólogo português com diversos livros publicados.
O Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, fez o discurso de abertura. O panegírico foi feito pelo jurista, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras, José Paulo Cavalcanti Filho. Compuseram a mesa também o embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, a Reitora da UPE, Socorro Cavalcanti, o Vice-reitor da Unicap, Padre Lúcio Flávio Cirne, a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Valdenice José Raimundo, e o Diretor da Escola de Educação e Humanidades, Danilo Vaz-Curado.
Dom Tolentino é prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Cúria Romana, um cargo equivalente ao de ministro, já que o Vaticano é um Estado independente. Antes de ser nomeado como prefeito do Dicastério, Dom Tolentino foi diretor da Biblioteca Apostólica Vaticana e Arquivista.
No final do ano passado, ele foi o vencedor do Prêmio Pessoa 2023, uma iniciativa do semanário Expresso e da Caixa Geral de Depósitos que visa reconhecer a atividade de pessoas portuguesas com papel significativo na vida cultural e científica do país.
A relação de Dom Tolentino com a Unicap vem desde 2009 quando ele começou a dar cursos e ministrar palestras na Universidade. Em agosto de 2015, por iniciativa do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, a Universidade, em parceria com a Editora Paulinas, lançou o primeiro livro de Tolentino no Brasil: “A Leitura Infinita – A Bíblia e a sua interpretação”.
Em 2017, Dom Tolentino voltou à Unicap para lançar o livro “Libertar o Tempo” durante a Semana de Estudos Bíblicos, promovida pelo Programa de Pós-Graduação e pela Graduação em Teologia da Católica. O lançamento contou com a presença do jurista e imortal da Academia Pernambucana de Letras, José Paulo Cavalcanti Filho, que fez a apresentação da obra.
Dos nove livros do Cardeal editados no Brasil, três foram lançados pela Unicap (“A Leitura Infinita – A Bíblia e a sua interpretação”, “A Construção de Jesus” e “Libertar o Tempo”). Padre Pedro fez o prefácio dos dois primeiros. O texto de Dom Tolentino pode ser visto ainda em outra publicação no Brasil. Ele assina a apresentação da obra “A Mesa de Deus” (Editora Record, 2022), de autoria da pesquisadora gastronômica Maria Lectícia Monteiro Cavalcanti, esposa de José Paulo Cavalcanti.
O Embaixador de Portugal, juntamente com o responsável consular no Recife, assistiu no dia 25 de janeiro, na Universidade Católica de Pernambuco, à cerimónia de Doutoramento Honoris Causa ao Cardeal português Dom José Tolentino de Mendonça. pic.twitter.com/N0BZIqvJ0c
— Embaixada de Portugal em Brasília (@EmbaixadaEm) January 26, 2024
Roma – Em setembro de 2019, o Papa Francisco anunciou a nomeação do então arcebispo português e professor visitante da Unicap como cardeal. Na ocasião, Padre Pedro Rubens comemorou a notícia sobre a nomeação. “Dom Tolentino é um amigo de fé, um poeta de Deus, um homem apaixonado pela Igreja. Desde o nosso primeiro encontro em Lisboa, em 2009, ficamos grandes amigos. Ganhei um de seus livros, que devorei na viagem e nunca mais deixei de ler os seus textos”, destacou.
Padre Pedro conta que o Papa Francisco convidou Dom Tolentino para pregar um retiro no Vaticano e logo percebeu que, “para a transformação que ele vem suscitando na Igreja, precisava também de um poeta místico”. Em 2020, o Cardeal Tolentino fez por meio remoto a abertura oficial da 18ª Semana de Integração (Siucs) da Unicap. A palestra “A fraternidade como chave do futuro”, o Cardeal português falou sobre a Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco.
Biografia – Dom José Tolentino de Mendonça nasceu em Machico, no Arquipélago da Madeira. O também exegeta foi ordenado padre em 1990 e realizou seu doutorado em Teologia Bíblica. Ganhador de mais de dez prêmios por sua obra literária, Tolentino Mendonça foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Sant’lago da Espada por Aníbal Cavaco Silva, presidente da República de Portugal, em 2015.
Também é professor e foi vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa até a sua nomeação episcopal em junho de 2018 e, na mesma universidade, atuou como diretor da Faculdade de Teologia.