Por José Augusto do Rosário
Divulgação
|
Esteve em visita a Santo André na quarta-feira, 03 de dezembro, a Ministra da Educação e Ensino Superior de Cabo Verde, Vera Duarte.
Jurista, escritora e poetisa, a ministra veio ao Brasil no âmbito do I Seminário Internacional de Estudos Caboverdianos, ocorrido na USP em novembro último onde proferiu conferência intitulada “A emergência da voz das mulheres na literatura cabo-verdiana”.
Ainda que em caráter não oficial a Ministra visitou a Comunidade Caboverdiana em uma clara demonstração do Governo de Cabo Verde de apreço, carinho e simpatia pela comunidade caboverdiana local.
A Ministra esteve acompanhada do Cônsul Geral de Cabo Verde, Aguinaldo Rocha, e o encontro se deu na sede da Associação Caboverdiana do Brasil onde foram recepcionados pelo presidente, José Augusto do Rosário e o presidente da União dos Estudantes Caboverdianos do Estado de São Paulo, Dény Mendes, para além de associados e estudantes.
A Ministra informou que é sempre uma preocupação do Governo de Cabo Verde acompanhar o desenvolvimento de sua diáspora, ao que chamou de 11ª. Ilha do arquipélago e que, apesar de estarem na África, ainda assim estão de olhos postos na sua comunidade emigrada.
Parabenizou a Associação Caboverdiana por seu excelente trabalho e informou que a comunidade em Santo André, que congrega também os caboverdianos de outras cidades do estado, goza de muito boa imagem porque contribui de forma positiva na interligação entre Brasil e Cabo Verde.
Enalteceu o fato da Associação Caboverdiana do Brasil não só desenvolver a parte social dentro da comunidade mas por também estar bem envolvida com questões culturais, a exemplo da recente Semana Cultural Caboverdiana desenvolvida em Santo André, que ao seu ver é um dos principais veículos aproximação entre Brasil e Cabo Verde.
A Ministra destacou em suas palavras o crescente intercâmbio entre Brasil e Cabo Verde e que na área da educação, para além dos vários acordos existentes, o Brasil contribuirá com cursos de formação de formadores.
Informou que já está definitivamente instalada em Cabo Verde a primeira universidade – UNI-CV.
Esclareceu pontos do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa onde Cabo Verde foi um dos primeiros países a ratificar o acordo.
A Ministra abriu um canal direto de diálogo entre comunidade de imigrantes e estudantes para que enviem projetos que possam contribuir na integração e bem estar dos mesmos no Brasil.