Da Redação
“Além de nortear as ações futuras, o estudo dá uma boa noção dos desafios que temos a enfrentar na estruturação do turismo em nossas regiões.” A afirmação é da secretária de Cultura e Turismo de São Sebastião (SP), Marianita Bueno, que recebeu em 10 de agosto o resultado do estudo de competitividade realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Sebrae Nacional, em 16 municípios de São Paulo.
A partir da avaliação do estudo, que pesquisou 13 variáveis em cada destino, São Sebastião vai refazer seu planejamento estratégico para o turismo, segundo a secretaria. Ela citou como aspecto negativo apontado no diagnóstico o item Monitoramento e Marketing. Como positivo, a Infraestrutura geral. “Temos que melhorar o que está ruim e melhorar ainda mais o que está bom”, sentenciou.
A secretária de Turismo de Santos, Wânia Seixas, comemorou os bons resultados revelados pelo estudo de competitividade. “A pesquisa é uma ferramenta importante para enxergarmos a realidade de nosso município. Embora estejamos em um momento de expansão da economia, temos problemas que precisam ser equacionados”, disse ela, citando como exemplo a necessidade de aumento da oferta de leitos, sobretudo para atender o público da Copa do Mundo.
Os municípios pesquisados foram: São Sebastião, Santos, Aparecida, Atibaia, Bananal, Brotas, Campos do Jordão, Cananéia, Guarujá, Iporanga, Itu, Panorama, Santo André, São Bernardo do Campo, São Carlos e São Vicente. Eles foram avaliados em 13 dimensões: Infraestrutura geral, Acesso, Serviços e equipamentos turísticos, Atrativos turísticos, Marketing e promoção do destino, Políticas públicas, Cooperação regional, Monitoramento, Economia local, Capacidade empresarial, Aspectos sociais, Aspectos ambientais e Aspectos culturais.
O resultado do estudo foi entregue a representantes de 16 municípios paulistas em evento realizado em São Paulo. À mesa estiveram o secretário nacional de Políticas de Turismo do MTur, Carlos Silva, o secretário de Turismo de São Paulo, José Benedito Fernandes, o coordenador do Núcleo de Turismo da FGV, Luiz Gustavo Barbosa e o presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Marca Brasil (IMB), José Zuquim.