Vôo direto da TAP entre Belo Horizonte e Lisboa é o principal atrativo para os visitantes.
Da Redação
Equipes da Secretaria de Turismo de Minas Gerais (Setur) estão na Europa para divulgar, em feiras e roadshows, os principais destinos turísticos mineiros aos turistas ibéricos.
A idéia é atrair turistas e estimular a ocupação do novo vôo (Lisboa/Belo Horizonte), que desde fevereiro, interliga Minas ao continente europeu. A nova rota, operada pela aérea portuguesa TAP, apresentou ocupação média, em ambos os sentidos, superior a 60% no mês de março, conforme informa o diretor da empresa em Minas, Carlos Dias.
Em Portugal, a Setur divulgou o potencial turístico de Minas no Mundovip Roadshow, em que os principais produtos internacionais são apresentados aos profissionais do trade turístico português.
O roadshow acontece nas cidades de Porto, Coimbra, Algarve e Funchal pelo Mundovip – maior operador de turismo de Portugal, que faz parte do Grupo Espírito Santo Viagens, englobando também uma grande rede de agências de viagens. A previsão é de atendimento a 850 pessoas durante os quatro dias de eventos.
Ainda em abril, os técnicos participaram da Feira de Viagens Mundo Abreu – evento realizado simultaneamente em duas grandes cidades portugueses: Lisboa e Porto. Na capital lusitana, os organizadores reuniram 400 estandes, 135 postos de venda e 100 mil visitantes, desencadeando um aumento na geração de negócios. Já no Porto, a feira contou com 80 estandes, 50 postos de venda e 50 mil visitantes.
EspanhaDe 22 a 24 de abril, a equipe da Setur estará nas cidades de Bilbao, Sevilla e Valencia, onde participa do roadshow do Brasil na Espanha, evento promovido pela Embratur, com uma mesa individual para exposição de material de divulgação dos produtos, serviços e destinos turísticos mineiros aos agentes de viagens e operadores de turismo dos principais centros emissores espanhóis. Haverá uma apresentação institucional do Brasil e, na seqüência, uma rodada de negócios.
Segundo dados do Anuário Estatístico Embratur 2006, em 2005, 357.640 portugueses visitaram o nosso país, o que representa um aumento de 6,13% em relação ao ano anterior. O turista luso é interessado em destinos brasileiros que ofereçam o turismo cultura – especialmente arquitetura, patrimônios históricos, festas populares, entre outros atrativos culturais.
A Espanha, segundo a Embratur, foi o país que mais cresceu na emissão de turistas de 2005 para 2006, com um índice de 22%. De acordo com o Plano Aquarela e pesquisas realizadas pelos Escritórios Brasileiros de Turismo – EBT’s, os aspectos positivos apontados por este mercado foram o povo, a natureza, as praias e a cultura. Os segmentos turismo de saúde, terceira idade e de incentivos estão em ascensão junto a este público. Com Portugal Digital