Miguel de Serpa Soares substitui a irlandesa Patricia O’Brien; atual diretor geral do Departamento de Assuntos Jurídicos do Ministério português dos Negócios Estrangeiros nasceu em Angola, em 1967.
Da Redação
Com Rádio ONU
O português Miguel de Serpa Soares foi nomeado subsecretário-geral de assuntos jurídicos e assessor Jurídico das Nações Unidas. No cargo, o jurista substitui a irlandesa Patricia O’Brien.
A sua “ampla experiência no setor jurídico, incluindo um profundo entendimento das sensibilidades políticas internacionais e abordagens inovadoras de negociação” valeram a nomeação para o posto.
A nota do Secretário-Geral da ONU destaca que Miguel de Serpa Soares já representou o seu país em vários fóruns internacionais bilaterais e multilaterais.
Com 23 anos de formação em Direito, pela Universidade de Lisboa, Serpa Soares dirigia até a sua indicação o Departamento de Assuntos Jurídicos do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.
Desde 2010, o jurista integra o Tribunal Permanente de Arbitragem, em Haia, além de exercer as funções de Juiz de Direito da Universidade portuguesa Moot Courts de Direito Internacional.
Angola
Nascido em Angola em 1967, o recém-nomeado subsecretário-geral prestou assistência jurídica na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia.
Serpa Soares também representou Portugal na Sexta Comissão da ONU, no Comitê de conselheiros jurídicos de Lei Pública do Conselho da Europa e a Assembleia do Tribunal Criminal Internacional.
O Ministério Negócios Estrangeiros de Portugal divulgou nota congratulando-se com a nomeação. “Esta nomeação, que se deve ao mérito do candidato e contou com o apoio da diplomacia portuguesa, prestigia Portugal e reflete também o nosso compromisso com o sistema das Nações Unidas e com o Direito internacional” traz a nota do governo português.