No dia 10 de junho celebramos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Trata-se do nosso Dia Nacional em que, recordamos o nosso grande poeta Luís Vaz de Camões e homenageamos igualmente as Comunidades Portuguesas que se encontram um pouco por todo o Mundo.
É um dia de festa, de reencontro e de reflexão sobre o nosso passado histórico, os desafios do nosso presente e os caminhos que desejamos percorrer no futuro.
Entre a nossa Diáspora, é o dia em que celebramos com as Comunidades de acolhimento e em que evocamos o sucesso de muitos de nós que ajudam a engrandecer o nome de Portugal.
Celebramos a história, a Língua e os êxitos do País, os desafios vencidos, os obstáculos superados, os problemas que resolvemos…
Mas, neste dia, também olhamos para as nossas dificuldades, para as questões que ainda não conseguimos ultrapassar, para os que sofrem, em Portugal ou no estrangeiro, para as famílias divididas pela necessidade da emigração, para as crianças que se esforçam para se adaptarem a novos ambientes escolares, para aquelas que sentem a pobreza ou o desemprego.
A todos, os que experimentam o sucesso e os que vivem dificuldades, dirijo uma saudação muito amiga.
A todos dou a certeza do nosso total empenhamento e disponibilidade para lutarmos e resolvermos os problemas que nos limitam.
A todos quero transmitir uma palavra de confiança nos resultados do enorme esforço coletivo que a Nação Portuguesa está a realizar para garantir um futuro melhor. Essa confiança é o maior fator de esperança no futuro.
Os resultados já obtidos dão-nos razões para estarmos confiantes, e obrigam-nos a não baixar os braços nesta autêntica epopeia de salvação nacional em que as nossas Comunidades têm sabido desempenhar um papel ímpar de solidariedade e ajuda ao desenvolvimento do nosso País.
A todos os membros das nossas Comunidades agradeço o fantástico contributo para o nosso País.
O aumento das remessas financeiras, os investimentos realizados, a divulgação da nossa imagem e dos nossos produtos, o apoio à atividade turística.
A proximidade entre todos nós, Portugueses, residentes em Portugal ou no exterior, é um dos maiores desafios que temos pela frente. Por isso, continuaremos a lutar para alcançarmos objetivos em torno do aumento da participação cívica e política, da ligação com os luso-descendentes, da criação de novas redes de protagonistas das diversas comunidades, da aproximação das estruturas do Estado a cada Comunidade e da valorização da Língua Portuguesa.
Temos a certeza que com a unidade e o envolvimento de todos teremos sucesso e Portugal será bem melhor no futuro.
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas
José Cesário