Todos sabem o que significa para o coração português esta época de Natal e Ano Novo, em que os valores da nossa tradição cultural estão presentes, e se revivem costumes e ritos, não só os religiosos, mas também sociais, em que se traduzem a nossa solidariedade com todos os membros das diversas comunidades de que fazemos parte e o desejo de reforçar cada vez mais essa solidariedade.
Se esta quadra festiva tem tanto significado para o coração dos portugueses e luso-brasileiros, ela não deixa igualmente de ser um tempo de reflexão, de balanço, de renovação de propósitos de ação. Assim, fazemos a retrospectiva do período findo, mas já com os olhos postos no futuro, na busca de dias melhores e com a esperança viva de mais sonhos a realizar, no cumprimento do destino das nossas Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo, detentoras de uma dimensão que extravasa os limites territoriais do nosso país.
Esta dimensão especial da nossa gente nunca foi uma concepção literária, mas realidade autêntica a sustentar uma imagem forte de alargamento das nossas fronteiras, através da presença grandiosa e realizadora dos nossos emigrantes, que em terras distantes nunca pouparam esforços para vencer. E, que mesmo ausentes da terra onde nasceram continuam a dar provas, pelo trabalho e pela grandeza da alma, de que não romperam com as raízes e têm muito orgulho da sua nacionalidade.
É com estas breves considerações que queremos saudar, muito especialmente, os dirigentes das nossas valorosas associações que simbolizam vivamente a vocação de servir dos nossos compatriotas, ao mesmo tempo em que saudamos toda a coletividade em geral, desejando muita prosperidade, saúde e felicidades no ano que se aproxima, esperando que toda essa mobilização luso-brasileira se intensifique, e os laços que unem todos os portugueses, todas as Comunidades Portuguesas, sejam cada vez mais fortes e conscientes, para que Portugal seja verdadeiramente a Nação de Comunidades que todos queremos que seja.
Fica aqui um abraço emocionado de agradecimento pelo apoio ao trabalho do Conselho da Comunidade, esperando poder, em 2.011, continuar contando com a confiança e amizade dos membros desta laboriosa e pujante coletividade.Um forte abraço!
Antonio de Almeida e Silva
Presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo