Caras e caros compatriotas no Brasil,
É com muito gosto que, nesta época de Natal, me dirijo às portuguesas e aos portugueses espalhados pelo mundo, com palavras de admiração e reconhecimento.
As comunidades portuguesas, que não esquecem o seu país, a sua língua e herança cultural, multiplicam-se em exemplos de integração nos países onde residem, merecedoras de elogios pelo seu empreendedorismo, resiliência e inovação.
Somam-se exemplos de solidariedade e casos de sucesso, mas também situações de fragilidade social, que contam com o amparo e a proteção do Estado Português.
Isso mesmo tenho constatado nas visitas, em proximidade, junto daqueles que compõem a diáspora portuguesa, em cumprimento do roteiro Portugal no Mundo: Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas, esperando muito em breve poder também estar convosco no Brasil.
Ao aproximarmo-nos do início de um novo ano, permitam-se asseverar que continuaremos sempre, no âmbito da ação governativa, a tudo fazer por manter bem viva a nossa cultura, a nossa língua e a nossa herança; a apoiar e prestar cada vez melhor serviço público; e a procurar garantir que a nossa Diáspora continue a ser um ativo de grande relevância e cada vez mais próxima de Portugal.
Uma saudação especial a todos quantos também têm responsabilidades na diáspora, da nossa rede diplomática e consular, às instituições associativas, pelo acompanhamento que prestam aos portugueses e lusodescendentes, onde quer que se encontrem.
E um abraço sentido a todos os que passarão o Natal longe do seu país e das suas famílias.
Muitas vezes do longe se faz perto, em presença ou em presença na ausência, em partilha e em solidariedade.
A todas e todos, desejo um Feliz Natal e um excelente 2023.
Paulo Cafôfo
Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas