Os finais de ano são pródigos em votos de boas festas e alvíssaras, mas também são momentos oportunos para balanço.
E 2014 foi um ano intenso de actividades, iniciativas e propostas no que respeita a Portugal em S.Paulo. O Consulado Geral de Portugal tem procurado corresponder de forma sistemática, como venho dizendo, à dinâmica e às expectativas que se vivem hoje entre as sociedades dos dois países, bem como prestar um serviço público de que todos se possam orgulhar.
Afigura-se essencial hoje acompanhar o trânsito bilateral sem precedentes de artistas, profissionais qualificados, professores, estudantes e empresas, abrindo as portas às parcerias, à colaboração mútua e à remoção de obstáculos naquilo que é o instinto natural do outro que portugueses e brasileiros partilham.
S.Paulo -Estado enérgico e em constante transformação – oferece um ambiente privilegiado de contacto e de oportunidades no Brasil para este encontro de vontades. E o Consulado Geral orgulha-se de poder dizer que, durante 2014, contou com o interesse, a determinação e o apoio da comunidade portuguesa e luso-brasileira, dos seus dirigentes associativos e com a presença renovada de uma nova geração de expatriados.
Esse sentido de união – elemento decisivo sem o qual não conseguiremos elevar o potencial da nossa força neste país – foi importante na defesa e promoção de Portugal, dos seus valores e cultura, num período especialmente exigente da sua história recente, bem como para recuperar a sua economia e a sua esperança. Pode-se dizer que o pior já passou e que, apesar de ainda termos grandes desafios pela frente, Portugal e as suas comunidades aqui mostraram bem como é nos momentos difíceis que as Nações fazem prova da sua têmpera.
2015 será um ano essencial para reafirmar estes objectivos estratégicos e para cimentar a capacidade de darmos as mãos, renovando com orgulho o nosso lugar e o papel de charneira que legitimamente nos cabe neste país em todas as cada dia mais numerosas dimensões do relacionamento, mas com base no factor que além da língua nos distingue de forma irresistível: os afectos Desejo a todos e suas famílias um Santo Natal e Feliz 2015!
Por PAULO LOURENÇO
Cônsul Geral de Portugal em SP