Da Redação
Com Lusa
A dieta mediterrânica está em foco no concurso ‘Melhor Restaurante de Portugal 2015’, promovido pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e pela Casa do Azeite e ao qual podem concorrer todos os restaurantes do país.
Os restaurantes interessados em participar na iniciativa, cuja 1.ª edição decorre este ano, explicou a CVRA, têm até ao dia 06 de julho para formalizar a inscrição, através do endereço de e-mail [email protected].
O anúncio do vencedor, bem como do 2.º e do 3.º classificados, vai ser feito durante o mês de julho.
O concurso desafia os restaurantes de todo o país a apresentarem as suas melhores receitas baseadas na dieta mediterrânica, classificada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Esta nova iniciativa, que as entidades promotoras pretendem que passe a ter caráter anual, tem como objetivo “incentivar a dieta mediterrânica como arte de viver”.
Um dos critérios, realçou a CVRA, pressupõe que sejam submetidos a concurso menus de degustação que combinem vinhos e azeites em pratos que cumpram os parâmetros definidos na dieta mediterrânica.
De entre os vários tipos de restaurantes, a organização vai aceitar três categorias a concurso: “cozinha de autor”, “cozinha gastronómica” e “cozinha tradicional”.
A “cozinha de autor”, explicaram os organizadores, diz respeito à “restauração moderna, com cozinha, atmosfera e serviço sofisticados, recorrendo a produtos de qualidade máxima”.
A vertente “cozinha gastronómica” abrange “espaço de cozinha contemporânea e de autor, recorrendo a produtos de qualidade máxima”, enquanto a categoria de “cozinha tradicional” está direcionada para “espaços reconhecidos pela qualidade e autenticidade da gastronomia regional”.
Após receção das inscrições e verificação do cumprimento dos requisitos de participação, as propostas dos restaurantes candidatos serão analisadas para eleição dos seis melhores restaurantes/menus.
A análise vai ser efetuada por um júri composto por cinco membros: um jornalista de vinhos e outro de gastronomia, um representante da CVRA e um da Casa do Azeite e um especialista em dieta mediterrânica/representante da Associação Portuguesa de Nutricionistas.
O júri terá também a missão de visitar, sob anonimato e sem qualquer marcação ou aviso prévio, os seis finalistas do concurso, para “avaliar a qualidade do menu preparado, o serviço e a capacidade de informar os clientes sobre os produtos dos parceiros envolvidos e os principais conceitos e vantagens da dieta mediterrânica”, acrescentou a CVRA.
A entrega dos prêmios aos três primeiros classificados está prevista para outubro, no âmbito do programa da “Grande Prova Mediterrânica — Azeites e Vinhos do Alentejo”, em Lisboa.