Mundo Lusíada
Com Lusa
O Governo da Madeira estimou que os prejuízos na agricultura decorrentes do temporal que afetou a região na última semana sejam de 1,5 milhões de euros e anunciou apoios até 80% a fundo perdido.
“Apurados os valores dos prejuízos, o Governo Regional irá ativar duas medidas de apoio, designadamente pagamento a fundo perdido até 80% do valor do prejuízo e a abertura da medida dos Fundos Comunitários para o restabelecimento do potencial produtivo com apoios a 100% no investimento”, anunciou o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.
O mau tempo que afetou a região entre 25 de fevereiro e 05 de março provocou danos na agricultura, sobretudo nas culturas da cana de açucar e na da banana, na costa sul entre Santa Cruz e a Calheta.
“Isto significa que, para além de serem ressarcidos dos prejuízos, os produtores podem investir na reposição das condições de produção das respetivas explorações”, afirmou o presidente do Governo Regional, durante uma conferência de imprensa na sede do executivo, na qual também esteve presente o secretário regional da Agricultura, Humberto Vasconcelos.
O arquipélago da Madeira foi atingido por chuvas, vento e agitação marítima fortes na última semana, o que provocou também prejuízos, ainda não totalmente apurados, em portos, marinas, proteções costeiras e infraestruturas desportivas.
Açores
Também o Serviço de Bombeiros dos Açores emitiu esta terça-feira um comunicado a recomendar medidas de autoproteção devido ao agravamento do estado do tempo.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo as nove ilhas dos Açores devido às previsões de chuva, por vezes forte, e trovoada até quarta-feira, na sequência de uma superfície frontal fria.
O aviso amarelo para os grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) vai vigorar entre as 15:00 locais de hoje (mais uma hora em Lisboa) e as 00:00 de quarta-feira, tendo em conta as previsões de chuva e trovoada.
As ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) vão estar sob aviso amarelo a partir das 17:00 locais de hoje e as 03:00 de quarta-feira.
O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) emitiu ao início da tarde de hoje um comunicado a recomendar que sejam tomadas medidas de autoproteção por causa do agravamento do estado do tempo.